domingo, 31 de outubro de 2010

Resultados e Classificação da 8.ª Jornada


Custóias 1 - F. C. de PEDRAS RUBRAS 2 (Coluna e Ricardinho)


F. C. de Pedras Rubras: Bura, João Barros, Fernando, Tó e João Magalhães; Coluna, André Martins e Alex; Ricardinho, Nando e Carlitos II. Entraram ainda Biscoito, Bruno Almeida e Areias.

O jogo começou praticamente com o golo do Custóias, através de um bom remate de perto da linha de grande área, que beneficiou do vento para impedir uma possível defesa do Bura. Podia pensar-se que a equipa iria sentir o golo sofrido, até pela derrota da semana passada, e não iria conseguir agarrar o jogo. Mas tal não sucedeu. A equipa reagiu muito bem à adversidade e partiu de imediato em busca do empate. E não demorou muito até que uma rápida incursão do Nando pela direita, com cruzamento para a área, encontrou uma boa chegada à área do Coluna, com este a finalizar para o golo do empate. Um lance rápido, simples, bem desenhado e finalizado.

Motivada, a equipa manteve uma boa dinâmica que, sem supresa, resultou no segundo golo e na volta ao marcador. O lance é muito semelhante, mas desenhado na esquerda e desta feita pelo Carlitos II. Sobe bem pela ala, cruza e o Ricardinho encosta para o segundo.

A partir daí, e como que instintivamente, a equipa recuou as linhas e procurou gerir a vantagem até ao intervalo. Todavia, penso que não se devia recuar tanto. Não se tendo criado mais perigo perto da baliza do Custóias, os jogadores da casa foram convidados a subir no terreno e, não fosse a falta de objectividade dos seus avançados, podiam ter chegado ao empate. A gestão continuou na segunda parte, mas mais avançada no terreno e sem permitir grandes lances de perigo ao adversário. Também se ameaçou a baliza contrária, o que foi fundamental para preocupar a defesa do Custóias e evitar que esta subisse em demasia. Assim, e com mais segurança, o Pedras Rubras guardou a preciosa vantagem até ao fim do jogo, infligindo a primeira derrota ao Custóias.

Feito este pequeno resumo, gostaria de começar por aplaudir a atitude da equipa. Depois de uma derrota caseira, depois de sofrer um golo logo nos primeiros minutos, os jogadores demonstraram grande carácter e determinação. Acreditaram neles próprios, acreditaram que o trabalho e a qualidade do grupo merecia o regresso às vitórias e, quando assim acontece, só devemos elogiar e ficar felizes pelo nosso emblema estar a ser bem representado por este grupo. Trabalharam, foram solidário e combativos.

Perante isto é difícil salientar exibições individuais, mas acho justo destacar novamente a irreverência madura do Nando, a solidez que o Alex e o Coluna deram ao meio-campo e o crescimento que o Ricardinho está a demonstrar, hoje coroado com um golo.

Aplaudir também o treinador Caneco. Embora, em condições normais, prefira ver o Carlitos I no meio-campo, gostei do onze. A ausência de um ponta de lança fixo também se percebe melhor neste jogo fora de casa e perante um adversário com ambições. Três homens em constantes movimentações, explorando a velocidade e não se dando à marcação. Claro que com o regresso do Biscoito (o qual já ansiávamos e saudamos) e tendo em conta que a maior parte dos jogos exigirá um ataque mais continuado, penso que este terá de entrar no onze. Fica então o reconhecimento do trabalho do treinador. Com o regresso do Biscoito e do Bruno Almeida, o plantel aproxima-se da sua máxima força e como ela é bem precisa para atacar a subida. Desta forma, o treinador também não verá as suas opções tão limitadas como na semana passada.

Uma última palavra para todos os que hoje foram a Custóias apoiar a equipa.

Quanto à jornada, o Infesta foi ganhar 5-0 a São Pedro da Cova e mantém o seu registo 100% vitorioso. O Grijó foi ganhar a Felgueiras 1-0 e, neste momento, é a principal ameaça, estando a 3 pontos.

Abraço.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Custóias - F. C. de PEDRAS RUBRAS


Vamos apoiar o nosso F. C. de PEDRAS RUBRAS na importante deslocação a Custóias, Domingo pelas 15:00.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

VARELA sai do F. C. de PEDRAS RUBRAS


Por motivos de emprego, o Varela fez o seu último jogo ao serviço do Pedras Rubras em Arcozelo. É sempre com pena que vemos partir jogadores que trabalharam dignamente e, assim, honraram o nosso emblema. Desde a primeira época neste regresso do Pedras aos distritais, revelou sempre grande empenho e qualidade apreciável, para além de uma irreverência que contribuiu para o bom espírito de grupo. Fica a justa nota, com um último obrigado e votos de boa sorte.

Abraço.

F. C. de PEDRAS RUBRAS 0 - Barrosas 1 (fotos)






domingo, 24 de outubro de 2010

F. C. de PEDRAS RUBRAS 0 - Barrosas 1


O nosso Pedras sofreu hoje a primeira derrota da época, num jogo em que a grande figura foi a equipa de arbitragem. Embora não se devam justificar as derrotas com as arbitragens e embora o desaire de hoje também se tenha devido a erros próprios, a verdade é que estes "árbitros" que apareceram cá hoje tiveram influência directa no resultado. Simples incompetência gritante, não me parece. Sinceramente, perante o que se viu hoje, uma pessoa não pode deixar de se lembrar do lado obscuro do futebol, em que se compram árbitros, se fabricam resultados, enfim, se estraga o futebol. Lembrei-me deste mundo durante o jogo de hoje.

Um vermelho directo para o nosso avançado Luís sem que se tenha visto nada que o justificasse. Um penalty escandaloso de tão óbvio que foi sofrido pelo Nando. Uma dualidade de critérios gritante sempre a favor do Barrosas. Amarelos por tudo e por nada para os nossos jogadores. Pactuar com a perda de tempo do Barrosas, sendo às vezes o próprio árbitro o que perdia mais tempo. Um autoritarismo excessivo para com os nossos jogadores e banco como se tivesse com a consciência pesada. Uma vergonha de arbitragem, que gostaria de pensar ter sido apenas resultado da incompetência do senhor Cândido Bessa e colegas.

Quanto ao jogo, fica um remate que ressalta num defesa do Pedras Rubras e trai o guarda-redes, resultando em golo para o Barrosas. De resto, pouco mais da equipa visitante. Por seu lado, o Pedras Rubras tentou o golo, sobretudo na segunda parte, mas não conseguiu perante as constantes interrupções no jogo, pelos nervos criados não tanto pela desvantagem, mas sobretudo pela actuação da equipa de arbitragem.

Naturalmente, há também que analisar o que fizemos de menos bem. Uma primeira parte muito pouco conseguida: a equipa não se adaptou a uma táctica e a posições de jogadores que não têm sido habituais. Embora seja fácil a crítica perante essas mudanças, que, em todo o caso, não me parecem as mais felizes, há que reconhecer as dificuldades que o treinador enfrenta perante as lesões, as saídas e a má forma de alguns jogadores que tardam em mostrar o que, já vimos, são capazes de fazer.

Há que reflectir sobre estes novos problemas, tentar potenciar o máximo do plantel e, com muito espírito de grupo, muita união, lutar pelas vitórias. Os sócios devem estar com a equipa neste momento, mais do que em qualquer outro. É nas derrotas que a equipa mais precisa do nosso apoio e este terá que ser dado com muita força já no Domingo, em Custóias.

Abraço.

sábado, 23 de outubro de 2010

F. C. de PEDRAS RUBRAS - Barrosas (Antevisão)


O Barrosas traz-nos más memórias. A época passada veio surpreendentemente ganhar 2-0 ao nosso terreno, acabando com as esperanças da subida, bem como com a série de 20 jogos sem perder que o Pedras registava. Este é, portanto, um bom incentivo para que a equipa procure nova vitória e, de certa forma, "ajuste contas" com este adversário.

Em todo o caso, trata-se de um novo jogo, nova época, novos plantéis. O que interessa mesmo é praticar um bom futebol, fazer uma boa exibição, de preferência colorida com vários golos, e conquistar a sexta vitória consecutiva. Manter a distância para o Infesta, se não encurtá-la (recebe o Pedrouços) e a vantagem para o Custóias, se não alargá-la (desloca-se ao Vilarinho). Lembre-se que para a semana temos um importante Custóias - Pedras Rubras.

O Barrosas encontra-se no 15.º lugar, com apenas 5 pontos (1 vitória, 2 empates e 3 derrotas). Recentemente mudou de treinador, mas ainda sem resultados. Perdeu no último fim-de-semana em casa por 2-0 com o Custóias.

Termino com o pedido de sempre. Apareçam, apoiem a equipa com entusiasmo e demonstrem o vosso reconhecimento por este bom início de época. Todos juntos tornamos a vitória mais fácil.

Abraço e até Domingo.

domingo, 17 de outubro de 2010

Arcozelo 1 - F. C. de PEDRAS RUBRAS 2

F. C. de Pedras Rubras: Bura, Varela, João Barros, Tó, João Magalhães, Fernando, Alex, Carlitos I, Carlitos II, Nando e Luís.

0-1: Tó, aos 57 minutos;
1-1: 67 minutos;
1-2: Areias, aos 90 + 2 de penalty.

O nosso Pedras conseguiu ontem a sua 5.ª vitória consecutiva na prova e continuar assim firme na perseguição ao líder Infesta, que também venceu ontem por 2-0 em casa ao Vilarinho. Manteve ainda a vantagem de 4 pontos para o Custóias, que foi vencer por 2-0 ao terreno do Barrosas. Daqui a 15 dias está marcada a visita a Custóias, um jogo que promete emoções fortes.

O triunfo de ontem foi arrancado a ferros, com um penalty convertido pelo Areais já depois da hora a salvar o que podia ter sido um resultado bastante penalizador. Em todo o caso, os 3 pontos vieram para Pedras Rubras e, mais do que belas exibições, às vezes o importante é ser pragmático. Agora é pensar em ganhar ao Barrosas, antes da deslocação ao rival Custóias.

A equipa continua a fazer pela vida e, se quer alcançar os seus objectivos, não vai poder ser de outra maneira. Com o avançar do campeonato, não tenho dúvidas de que as dificuldades vão aumentar e, mediante a crescente concorrência de outras equipas (algumas delas que até começaram mal), o espaço para errar vai ser mínimo. Mas o grupo, ao qual se deve dar os parabéns por este magnífico início de campeonato, tem tudo para continuar a manter esta onda de vitórias. Trabalha para isso e é isso que terá se continuar com uma boa atitude.

Abraço.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Arcozelo - P. Rubras (antevisão do treinador do Arcozelo)

Disponível em:

http://abolaeredonda.blogspot.com/

Arcozelo - F. C. de PEDRAS RUBRAS (Antevisão)


Se a classificação ditasse resultados, o jogo de Domingo em Arcozelo seria fácil e acabaria com uma vitória clara do Pedras Rubras. Recorde-se que o Arcozelo está em último lugar, não tendo ainda ganho nenhum jogo. Conta com três pontos, resultado de três empates (1-1 em casa com o Barrosas, 2-2 no Vilarinho e 0-0 no Custóias) e duas derrotas (3-0 em casa com o Nogueirense e 1-0 fora com o Valonguense).

Todavia, o que vai realmente ditar o resultado deste jogo será o tipo de atitude que a nossa equipa demonstrar em campo. Se se colocar a combatividade do último Domingo e o bom futebol que os jogadores sabem praticar, não tenho dúvidas que o Pedras Rubras sairá de Arcozelo com os três pontos e de uma forma tranquila. No entanto, se forem para lá expectantes, pouco activos, com a ideia de que o jogo acabará por pender para as nossas cores, podem acabar surpreendidos pelo adversário. Há uma clara diferença de qualidade entre as duas equipas, mas há que estabelecê-la no relvado.

Dito isto, acredito claramente que o grupo vai, mais uma vez, demonstrar o seu carácter, a sua qualidade, e trazer de Arcozelo a quinta vitória consecutiva.

Quanto aos nossos adeptos, o convite de sempre: quem puder, é seguir até Arcozelo e ajudar a equipa a conquistar mais uma vitória.

Abraço.

domingo, 10 de outubro de 2010

Resultados e Classificação da 5.ª Jornada


F. C. de PEDRAS RUBRAS 2 (Varela e Nando) - Valonguense 1


Uma vitória muito suada, mas inteiramente merecida. É fácil descrever o jogo de hoje. Houve um Pedras Rubras que procurou sempre o golo, criou muitas oportunidades para o conseguir, mas a ineficácia na finalização e também a falta de sorte não permitiu que este chegasse mais cedo. Do outro lado, tivemos um Valonguense que, praticamente no único remate que fez à baliza, marcou um golo (logo nos minutos iniciais e já depois do Pedras Rubras ter falhado uma excelente oportunidade) e depois limitou-se a defender. Tudo fizeram para aguentar a vantagem, mas não conseguiram perante a pressão da nossa equipa que, já perto do fim do jogo, virou o resultado, com golos de Varela e Nando.

O mais importante a sublinhar deste jogo é a atitude dos jogadores, que nunca baixaram os braços e acreditaram sempre que era possível ganhar o jogo. Isto diz muito acerca do estado anímico do grupo, factor fundamental para se conseguirem vitórias. Sublinhar, igualmente, o espírito de grupo. Hoje, foi essencialmente o espírito colectivo que conquistou três pontos, com uma grande entrega e entreajuda dos jogadores. A pior forma de um ou outro jogador, uma pontual exibição menos conseguida a ser compensada pelo melhor desempenho de outros. Estar lá quando o outro falha. Hoje é um que não consegue um grande rendimento, amanhã é outro. É natural e há que saber conviver com esses momentos.

Uma palavra para o treinador, com substituições muito oportunas e a ler bem o decorrer do jogo, além do que também não desistiu. Motivou sempre os jogadores a partir do banco e isso, naturalmente, conta. Tal como é fundamental o apoio e a pressão positiva dos sócios, que se verificou e contribuiu para a saborosa vitória no cair do pano.

O Infesta foi ganhar a Avintes por 1-0, pelo que tudo continua igual na liderança do campeonato. Em todo o caso, perante o empate caseiro do Custóias, a diferença para o terceiro lugar é agora de 4 pontos. Para a semana, o Pedras Rubras desloca-se ao campo do último classificado, o Arcozelo.

Nota: se alguém quiser colaborar com o blogue e tiver fotos ou gravações do jogo, que envie para sergmmf@gmail.com. Obrigado.

Abraço.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

F. C. de PEDRAS RUBRAS - Valonguense (Antevisão - actualizada)


A 5.ª jornada marca a recepção ao Valonguense, equipa que conta com 4 pontos, resultado de uma vitória (3-1 em casa ao Arcozelo), um empate (4-4 no terreno do Vilarinho) e duas derrotas (1-0 no Barrosas e 0-2, em casa, com o Custóias).

Tendo em conta que as previsões de chuva e ventos fortes não se concretizaram, esperando-se apenas aguaceiros para hoje e com melhorias para amanhã, o comentário relativamente às condições do terreno já não se justificam. Trata-se de um factor positivo para a nossa equipa que, deste modo, poderá melhor explanar o seu futebol e uma óptima notícia para nós, adeptos, sabendo-se das condições do estádio quando está mau tempo.

Assim, renovo o convite para que todos apareçam e prestem o vosso apoio ao F. C. de Pedras Rubras, na procura da quarta vitória consecutiva. Recordo ainda que o Infesta, primeiro classificado com dois pontos de avanço sobre a nossa equipa, desloca-se ao terreno do Avintes.

Agradeço também todos os comentários que têm sido feitos, esperando sempre cada vez mais. Para ser menos impessoal, identifiquem-se, se não com o vosso nome, com uma alcunha. E arrisco também um prognóstico: 2-0, com golos do Nando e do Alex.

Abraço e até Domingo.

domingo, 3 de outubro de 2010

Nogueirense 0 - F. C. de PEDRAS RUBRAS 1 (Carlitos I)


O Pedras Rubras conseguiu hoje em Nogueira a sua terceira vitória consecutiva no campeonato. Esperava-se um jogo complicado, tendo em conta que já não se ganhava naquele estádio há alguns anos e o tempo chuvoso que tende a dificultar a acção das equipas mais técnicas como a nossa.

Ainda quando as equipas procuravam sobretudo ganhar a luta a meio-campo, o Pedras Rubras viu-se privado do avançado Biscoito por lesão. Curiosamente, a equipa chegou ao golo neste período em que jogava apenas com 10 elementos, por intermédio do Carlitos I que, de cabeça, finalizou da melhor forma um canto marcado pelo Nando na esquerda. Estavam decorridos cerca de 15 minutos de jogo. Até ao intervalo, o Nogueirense assumiu as rédeas do jogo, criando alguns calafrios perto da baliza do Bura. O Pedras Rubras limitou-se a controlar o evoluir dos acontecimentos, se bem que tenha corrido alguns riscos desnecessários ao recuar as suas linhas em demasia e a não ser activo na procura da baliza adversária.

A segunda parte foi diferente para melhor. A equipa soube, defensivamente, controlar melhor as acções do Nogueirense, contribuindo para que os jogadores locais demonstrassem pouca imaginação e não encontrassem soluções. Por outro lado, passou também a explorar as costas da defesa local (sobretudo na diagonal), com alguns rápidos contra-ataques a quase resultarem num segundo golo que mataria o jogo, primeiro pelo Nando e, depois, pelo Nando e pelo Luís. O desperdício podia ter custado caro, mas tal não se verificou com a equipa concentrada a não permitir grandes veleidades ao Nogueirense.

Em suma, o Pedras Rubras fez o suficiente para justificar o título de melhor equipa em campo e os três pontos em disputa. O terreno pesado não permitiu uma grande exibição, ainda que se tenha visto alguns momentos interessantes da nossa equipa, com trocas de bola e passes de qualidade. A equipa está de parabéns por mais uma vitória. É continuar a exprimir em campo o desejo de acabar no topo da classificação.

Em termos individuais, é da mais elementar justiça destacar a exibição do Carlitos I. Grande entrega ao jogo, determinação, qualidade técnica. Parabéns a este jovem que muito alegra os sócios por mostrar que a formação do clube está viva. Continuar a trabalhar com humildade e dedicação e terá um grande futuro à sua frente.

Duas últimas notas: primeiro, uma palavra de apoio ao Biscoito e ao Humberto que têm tido azar com as lesões (que recuperem depressa) e um abraço a todos os que se deslocaram hoje a Nogueira para apoiar o clube.

Abraço.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Nogueirense - F. C. de PEDRAS RUBRAS (antevisão)


Este Domingo, pelas 15:00 horas, o F. C. de Pedras Rubras desloca-se ao vizinho e rival Nogueirense, naquele que é o primeiro derby maiato da época. Como em todos os derbys, espera-se um jogo muito disputado e aguerrido, em que a qualidade de jogo terá de ser acompanhada por uma grande dose de combatividade. Caberá aos nossos jogadores demonstrarem em campo o seu valor e darem continuidade ao bom momento que a equipa atravessa. É nos primeiros lugares que o grupo quer e deve andar e, para isso, há que trazer os três pontos de Nogueira.

Espera-se uma boa afluência dos nossos adeptos nesta deslocação, a qual será um importante factor de motivação para os jogadores. Assim, deixo o convite de sempre: quem puder não falte este Domingo com o seu apoio, desta vez na vizinha Nogueira da Maia.

Abraço e até Domingo.