domingo, 28 de outubro de 2012

FC PEDRAS RUBRAS 1 (Biscoito) - Lousada 1

FC PEDRAS RUBRAS: Humberto, Abílio, Tó, Fernando (Carlitos II), Pacheco, Sídon, Alex, Moura, A. Oliveira (Ricardo), Kisley e João Paulo (Biscoito).

Quatro apontamentos breves para este jogo:

 - Resultado justo que penaliza um Pedras Rubras com níveis de intensidade muito inferiores aos verificados no jogo da Taça. Infelizmente, a motivação da Taça não teve efeitos práticos nem continuidade neste jogo do campeonato.
- Custa ver os melhores jogadores no banco. Certamente haverá razões para as escolhas do treinador, mas sentiu-se a falta, por exemplo, do Biscoito, um dos melhores valores do plantel. Quando entrou deu outra agressividade à equipa. Não pela saída do João Paulo, que tem realizado uma época de muito bom nível, mas pela qualidade intrínseca do nosso melhor marcador.
- Parabéns ao Alex pela exibição, para mim, o melhor jogador em campo, pela forma como conseguiu cumprir o duplo papel de apoiar a defesa e procurar sempre pensar e organizar a saída da equipa para o ataque.
- Quanto ao jogo, tivemos uma primeira parte morna com 0-0, um erro defensivo que permitiu a vantagem do Lousada e uma boa reacção, essa sim a lembrar o Pedras que nós queremos, nos minutos finais do jogo, tendo nessa altura chegado o empate pelo Biscoito, a antecipar-se de cabeça à defesa, e ainda ocorrido uma excelente oportunidade para dar a volta ao marcador. Boa reacção, mas tardia.

Abraço.

domingo, 21 de outubro de 2012

Acreditar dá nisto: FC PEDRAS RUBRAS 3 - U. Madeira 2

Pedras Rubras (3.ª) - U. Madeira (LH), 3-2 (Oliveira 82' e 90+3 e Alex 115'; Bruno 70' e Ricardo 76')

Hoje escreveu-se uma das mais bonitas e importantes páginas da história do nosso Pedras. Não foi apenas eliminar uma equipa da II Liga. Foi eliminá-la depois de estar a perder 0-2 a 14 minutos do final do jogo. Deve-se sempre acreditar até ao fim e os jogadores, hoje, foram de uma crença esmagadora, marcando o 1-2 e, no último lance do desafio, o 2-2, depois de um erro de um defesa unionista. Feito o mais difícil, e a jogar contra 10, o Pedras Rubras nunca quis ir aos penaltis no prolongamento, e conseguiu chegar à vitória nos últimos minutos com um golo de cabeça do Alex.
Com sócios do Pedras Rubras a chorar de alegria, hoje os jogadores fizeram o que se pede sempre, deram tudo, mas mesmo tudo o que tinham. Perdessem ou ganhassem, sairiam orgulhosos do seu trabalho.Se continuarem assim, raramente perderão um jogo na 3.ª Nacional.
Uma análise ao jogo leva-me a dizer que depois de uns 5 minutos algo nervosos, o Pedras Rubras ganhou confiança e foi, sem dúvida, a melhor equipa, tendo criado os lances mais prometedores. Ainda assim, o 0-0 ao intervalo aceitava-se. Na segunda parte, a União da Madeira assumiu um crescente domínio do jogo e dispôs de um par de boas oportunidades de golo até inaugurar o marcador num penalty algo forçado. Com a vitória, tudo acaba por se desvanecer e ainda bem, mas parece-me que se demorou muito a refrescar a equipa (adivinhava-se o golo madeirense), o que esteve quase a ditar a eliminação. Mas sublinhemos o que nos dá mais alegria, a forma como a perder por 0-2 a 14 minutos do fim, se deu a volta ao marcador. Foi mesmo no último minuto dos descontos, com o Oliveira a aproveitar um corte defeituoso do último defesa madeirense e, à boca da baliza, a não falhar a igualdade. E nos descontos, o justo prémio, trazido pela cabeça do Alex a antecipar-se, num canto, ao guarda-redes.

Parabéns ao grupo por esta bela página que escreveram na história do Pedras Rubras e pela alegria que deram aos sócios. Que continuem a demonstrar esta atitude sempre, não apenas no que foi este grande desafio, mas em todos os jogos. Desfrutem e, quem sabe, um prémio maior estará à porta, com a chegada de um grande. Era excelente a todos os níveis. E, lembrem-se, venha quem vier, ninguém pode tirar ao FC Pedras Rubras o desejo, a ambição e a crença de continuar na Taça.

Abraço.

sábado, 20 de outubro de 2012

Rumo à 4.ª eliminatória: vamos acreditar

Amanhã um jogo que não acontece muitas vezes: o Pedras Rubras defrontar uma equipa das ligas profissionais. Um jogo para o grupo e os adeptos desfrutarem da melhor maneira possível, ou seja, dando tudo e acreditando que há capacidade, porque há, para haver surpresa. Os jogadores devem olhar para o adversário com respeito, mas sem quaisquer receios. Procurem a baliza, disputem os lances com a mesma confiança e personalidade. Eu acredito, sinceramente, que amanhã o nosso Pedras Rubras pode ser uma das surpresas da Taça. Basta, por exemplo, ver o que o Santa Eulália hoje fez contra o FC Porto.

Abraço e amanhã todos ao estádio.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Esclarecimento

Tendo em conta a publicação de um comentário indevido, em nome do nosso guarda-redes Humberto, publico o esclarecimento, esse sim, do Humberto. Aproveito para pedir que utilizem este espaço para discutir o clube com elevação, sem entrarem por estas vias, e pedir desculpa pelo sucedido. Aproveito a oportunidade para sublinhar a boa época que o Humberto tem feito, não só nos jogos, mas na relação que fomenta com os sócios, sempre de enaltecer.

Comentário do Humberto:

"boa noite Sérgio, só quero deixar aqui um comentário a explicar que o comentário de 16 de Outubro das 21:52h não é meu, e agradecia a quem o fez que não se faça passar por mim por favor e muito menos "gozar" ou até faltar ao respeito pq eu jamais diria uma coisa destas, pois sou apenas mais um para ajudar a equipa. obgd, um abraço."

Abraço.

domingo, 14 de outubro de 2012

Al. Lordelo 0 - FC PEDRAS RUBRAS 1 (Biscoito)

Num momento difícil da época, o Pedras Rubras obteve uma vitória importantíssima, que dá outra moral ao grupo. Parabéns pela vitória e que, Domingo, tenha continuidade na Taça.

Abraço.

domingo, 7 de outubro de 2012

FC PEDRAS RUBRAS 1 (João Paulo) - Paredes 3

FC PEDRAS RUBRAS: Humberto, Magalhães, Tó, Fernando (João Paulo, 70 m.), Abílio, Alex, Moura, (Fonseca, 58 m.), A. Oliveira, Carlitos II, Ricardo e Biscoito.

Erros e infelicidades fizeram de um jogo perfeitamente ao alcance da nossa equipa uma derrota expressiva por 1-3, a qual acaba por se aceitar exactamente porque não se podem cometer os erros que se cometeram.
Do meu ponto de vista, acredito que se começou a perder antes de o jogo começar, ou seja, fruto de uma ou duas opções técnicas erradas. Como já disse e repito, não me parece que a equipa ganhe o que quer que seja com o Kisley no banco. Pelo contrário, perde talento puro, velocidade e combatividade. Em alguns casos, a importância de um jogador na dinâmica colectiva faz toda a diferença. Depois, foi uma tarde de erros e infelicidades de alguns jogadores que acontecem e contra os quais nada se pode fazer. Um autogolo do Magalhães, um saída precipitada a jogar do Fernando e o não conseguir impedir que a bola ultrapassasse a linha de golo no final dessa jogada. Erros e infelicidades que acontecem. A equipa também não teve feliz na finalização, desperdiçando várias oportunidades, sobretudo durante a primeira parte.
Quanto ao jogo, o Paredes chega ao 1-0 aos 10 minutos, fruto de um autogolo, sem que nada o justificasse. O Pedras Rubras respondeu bem, criando quatro claras oportunidades para empatar, mas a falta de sorte e a fraca finalização manteve o resultado em 0-1 até ao intervalo. Aos 10 minutos da 2.ª parte, o erro do segundo golo. A intranquilidade apoderou-se da nossa equipa enquanto o Paredes ganhava ainda mais confiança e moral. O jogo decorreu com o Pedras Rubras a tentar chegar ao golo, mas sem grande discernimento. Conseguiu reduzir para 1-2 a seis minutos do fim, num lance confuso, mas bem aproveitado pelo João Paulo. Em busca da igualdade, o Pedras Rubras passou a jogar com três defesas, como se pedia. Tinha de se correr esse risco e o Paredes aproveitou para criar vários lances de golo, salvos pelo Tó e pelo Humberto, até que o 1-3 chegou mesmo no último lance do desafio.
Em suma, vitória "oferecida" ao Paredes que acaba por se justificar pelos erros cometidos. Quando se perde nem tudo está mal. Aliás, eu acho que pouca coisa está mal, mas quando a exigência cresce, esse pouco causa grandes estragos. É preciso corrigi-lo o quanto antes neste campeonato tão curto. Desde logo, e muito importante, saber distinguir exibições infelizes pontuais de falta de qualidade ou atitude constante.
Para terminar, gostaria, como sempre, de salientar as boas exibições. Dar valor a quem se esforça e merece ser reconhecido por isso. Sem surpresa, terei de falar do Humberto, com muita atenção e segurança, do Tó, com a qualidade habitual, do Alex, Carlitos II, Biscoito, Kisley e tantos outros incansáveis atletas. Deixaram tudo em campo e não mereciam a derrota.

Abraço.

domingo, 30 de setembro de 2012

FC Felgueiras 3 - FC PEDRAS RUBRAS 0

Derrota pesada num campo difícil de uma equipa candidata à subida de divisão. Servirá para corrigir erros cometidos. Como não vi o jogo, fica aqui a perspectiva do lado felgueirense, com fotos e vídeo:
http://noticiasfcfelgueiras.blogspot.pt/ 

Abraço.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Sorteio da 3.ª eliminatória da Taça: depois dos Açores a Madeira

Não nos saiu um grande (a sorte coube, por exemplo, ao Santa Eulália da nossa série que vai receber o FC Porto), mas o sorteio teve o aspecto muito positivo de, pela terceira vez, a nossa equipa jogar em casa. Depois dos Açores, o adversário virá agora da Madeira, mas com um estatuto bem superior de equipa profissional da 2.ª Liga. Este estatuto não deve, todavia, impedir a nossa equipa de traçar o objectivo de continuar na prova. Se demonstrar a união e a atitude que já vimos pode, com o apoio de todos nós, conseguir essa proeza. Um jogo para acreditar.

Recorde-se ainda que, curiosamente, o Pedras Rubras já defrontou a União da Madeira na Taça de Portugal e, também, na 3.ª eliminatória (2004/05). Nessa altura, a nossa equipa deslocou-se à Madeira e venceu por 2-1. Um jogo para repetir.

Abraço.

domingo, 23 de setembro de 2012

Resultados e Classificação da 2.ª Jornada


F. C. PEDRAS RUBRAS 2 - Vila Real 0 (primeiro golo, Biscoito, 16 m.)


F. C. PEDRAS RUBRAS 2 (Biscoito) - Vila Real 0


F. C. de PEDRAS RUBRAS: Humberto, Abílio, Tó, Fernando, Magalhães, Samuel, Fonseca, Moura (João Jesus), Carlitos II (A. Oliveira), Kisley (Alex) e Biscoito.

Assistiu-se hoje a um bom jogo de futebol e a uma belíssima exibição do nosso Pedras Rubras, a melhor da época tendo em conta as dificuldades colocadas pelo opositor. Os jogadores demonstraram grande alma ao longo dos 90 minutos, uma atitude combativa e de entreajuda constante, ou seja, aquilo que queremos ver sempre. O colectivo é o mais importante, mas há que salientar as exibições portentosas do Humberto, a defender tudo e a garantir o resultado em momentos chave do jogo, e do Biscoito, com aquela garra e objectividade que sempre coloca em campo, traduzidas hoje em dois golos. É importante reconhecer o mérito a quem merece e estes dois atletas, como é habitual, merecem. Não se descura o papel dos outros atletas, na sua quase totalidade também com belas exibições.
Quanto às incidências do jogo, este começou com dois bons remates do Biscoito, que já merecia o golo antes de o conseguir, aos 16 minutos, através da marcação de um livre à entrada da área. Duas grandes defesas do Humberto seguraram a vantagem, que podia ter sido ampliada pelo Carlitos II, após bela iniciativa individual concluída com uma bola ao poste. Ao intervalo, a vantagem mínima era justa e premiava a equipa com mais bola e oportunidades de golo, embora o Vila Real também tivesse ameaçado o golo.
A segunda parte começou com dois lances de perigo, um para cada lado, mas o 1-0 mantinha-se. Aos 71 minutos, uma discussão num canto levou a dois amarelos, sendo o segundo para o jogador do Vila Real. Em vantagem numérica, o Pedras teve nova oportunidade de golo, com o A. Oliveira a passar pelo guarda-redes mas a não conseguir fazer o golo com a baliza à mercê. A expulsão, com segundo amarelo ao Magalhães por pretensa perda de tempo, podia ter causado estragos, mas o Biscoito encarregou-se de descansar os sócios, aproveitando um passe errado de um defesa do Vila Real, passando por outro e rematando cruzado rasteiro, fora do alcance do guarda-redes, com a bola a dirigir-se lentamente (fruto do relvado encharcado) para o fundo das redes.
Em suma, vitória justa por 2-0, a premiar uma grande atitude. O grupo pode ter uma semana de trabalho com a moral bem elevada pelo que trabalhou. Que seja sempre assim, em casa ou fora, com qualquer adversário.

Abraço.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Sorteio da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal

Terá lugar dia 25, Terça-feira, pelas 12:00.

De referir ainda que o Pedras Rubras é, juntamente com o Varzim, o melhor ataque da prova, com 8 golos. Vale o que vale, mas é curioso registar esse facto.

Nota: obrigado Rui e Filipe pelas indicações.

domingo, 16 de setembro de 2012

F. C. de PEDRAS RUBRAS 4 (Carlitos II, João Paulo, Fonseca, Kisley) - Marítimo da Graciosa 0

Claramente superior em todos os parâmetros do jogo, o Pedras Rubras venceu o Marítimo da Graciosa por 4-0 e passou com toda a justiça e naturalidade à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Não há muito para falar de um jogo de sentido único em que o Humberto quase foi mais um espectador. O Pedras Rubras decidiu rapidamente o jogo, com golos de Carlitos II, João Paulo e Fonseca, na primeira parte, e de Kisley na segunda, a concluir com um chapéu um belo passe do Moura.
Ainda que não se deva cair no erro de valorizar em demasia a exibição, tendo em conta as fragilidades do adversário, não tenho grandes dúvidas que o 11 ontem alinhado se aproxima muito mais do melhor que este plantel pode apresentar, naturalmente com a entrada do Biscoito. Jogadores como o Kisley e o Moura, para mim o melhor elemento em campo, devem, em condições normais, ser sempre titulares. Uma palavra para este reforço vindo do Leça, que me parece poder ser a grande contratação do Pedras Rubras este ano. Bastará que mantenha os níveis de competitividade que demonstrou ontem, já que qualidade técnica e visão de jogo não lhe falta.
Fica a ansiedade de saber qual será o próximo adversário. Se não for um dos três grandes, que venha uma equipa acessível em casa para ultrapassar mais uma ronda e embolsar o respetivo prémio monetário.

Abraço.

domingo, 2 de setembro de 2012

AD Oliveirense 1 - FC PEDRAS RUBRAS 0


F. C. de PEDRAS RUBRAS: Humberto, Abílio, Tó, Fernando, Pacheco, Alex, A. Oliveira, Fonseca, Carlitos II, Ricardinho e Biscoito. Entraram na 2.ª parte Kisley, Moura e Magalhães.

O Pedras Rubras estreou-se com uma derrota por 1-0 na III Divisão Série B, resultado que reflecte, sobretudo, uma exibição apagada da nossa equipa mas também a dualidade de critérios do trio de arbitragem.
Numa análise fria e objectiva, tem de se dizer que a atitude da equipa deixou muito a desejar na primeira parte. Muito tímida, a dar total controlo do jogo ao adversário e muito tempo para os jogadores da casa decidirem o que fazer à bola. As saídas em contra-ataque foram, também, praticamente inexistentes. O grande calor que se fazia sentir não pode desculpar a lentidão de alguns jogadores na disputa dos lances. Embora dominando o jogo, a Oliveirense também não mostrava grande arte para perigar a baliza do Humberto e contrariar a boa postura da nossa dupla de centrais, sempre atenta e eficaz. Ao intervalo, o nulo espelhava, por um lado, um P. Rubras receoso e pouco ambicioso e, por outro lado, uma Oliveirense com pouca arte para aproveitar o domínio territorial e a maior posse de bola. Por sua vez, a arbitragem suscitava já algum desconforto, pelos foras-de-jogo que o fiscal de linha não assinalava aos avançados locais e por um segundo amarelo que ficou por mostrar a um jogador da Oliveirense, por impedir uma jogada prometedora de contra-ataque.
 O intervalo fez bem aos nossos jogadores. Percebendo que o adversário estava ao seu alcance e libertando-se da timidez, começaram a mostrar um futebol mais ligado e objectivo. As entradas a meio da segunda parte do Kisley e do Moura, por troca com o A. Oliveira e o Ricardo, consolidaram essa boa resposta mas, precisamente, quando o jogo estava perfeitamente controlado, uma saída rápida da Oliveirense pela direita, com longa abertura a rasgar nas costas da nossa defesa, levou a uma eventual falta do Pacheco sobre um jogador local e à expulsão com vermelho directo. Estou muito longe para perceber se há falta ou não, mas o que posso dizer é que o Humberto chegaria primeiro à bola e, por essa razão, mesmo assinalando a falta, a punição podia ficar por um cartão amarelo. O problema deste lance residiu no muito espaço que se estava a dar nas laterais. Havia uma preocupação, do meu ponto de vista excessiva, em se fechar no meio e as alas ficavam, muitas vezes, desprotegidas.
Como é natural, a expulsão matou o nosso domínio e deu moral à Oliveirense para pressionar e conseguir os três pontos. O golo surgiu já perto do fim, mais uma vez com origem no muito espaço que se deu na lateral. O extremo teve tempo para penetrar na área e descobrir um colega que rematou sem hipóteses para o Humberto, já depois de duas bolas à barra e um bom par de intervenções do nosso guarda-redes.
Com aquela ânsia de dar tudo em busca do golo do empate, o quase sempre desacompanhado Biscoito acabou por meter a mão à bola numa jogada em que, muito pressionado, procurou dominar a mesma e, com a sua objectividade, partir para a baliza. Foi um lance precipitado, mas perfeitamente compreensível num jogador que dá tudo e nunca desiste. Vai-nos fazer muita falta no(s) próximo(s) jogos. A amostragem do segundo amarelo também é questionável. Podia, perfeitamente, ter ficado no bolso do árbitro. Embora com 9, os jogadores do Pedras Rubras nunca deixaram de lutar, mas o jogo estava perdido.
Em síntese:
- como tinha dito no jogo da taça, se o Pedras Rubras quiser deixar uma marca positiva nesta 3.ª Série B tem de entrar com uma atitude muito mais forte e activa nos jogos. Não esperar o que o jogo dá, mas fazer do jogo o que se quer. Na segunda parte já se viu um pouco mais isso.
- não se pode dar o espaço nas alas que se deu em vários períodos do jogo.
- a equipa tem de ser forte ao ponto de minimizar o impacto dos erros de arbitragem. Não é uma boa filosofia procurar nas arbitragens as razões dos insucessos.
-  o treinador é que trabalha diariamente com o grupo, mas como mero adepto custa ver, por exemplo, o Kisley no banco.
Críticas que, espero, sejam vistas de forma construtiva, como é sempre a minha intenção. Do que me é dado a ver, nos jogos, aprecio a forma como este treinador está em campo, o diálogo que trava com os jogadores. O grupo é unido e há atletas com a qualidade que se conhece, como o Biscoito, o Tó, o Fernando, o Alex, o Carlitos, entre outros. Em suma, há todas as condições para o sucesso, cujo caminho será de novo trilhado com uma vitória sobre o Marítimo da Graciosa. Assim se espera.

Abraço.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sorteio da 2.ª eliminatória da Taça: F. C. de PEDRAS RUBRAS - SC Marítimo da Graciosa

Foi há pouco realizado o sorteio da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal e, mais uma vez, foi um sorteio simpático. Numa ronda em que já entravam as equipas da II Liga, o nosso Pedras volta a jogar em casa e frente a um adversário acessível, o SC Marítimo da Graciosa, que disputa a III Divisão Série Açores, depois de ter subida na última época. Na 1.ª eliminatória, a equipa açoriana tinha ficado isenta.

O jogo está marcado para o dia 16 de Setembro.

Convém recordar que a participação na Taça é também importante pelo aspecto financeiro, como podem ver pela tabela.

Abraço.