terça-feira, 3 de junho de 2014

Sondagem - Melhor jogador época 2013/14

Pelo sexto ano levamos a cabo uma sondagem para eleger o que considerem ter sido o melhor jogador do nosso Pedras na presente época. Ao contrário das outras edições, poderão votar em dois jogadores. A sondagem encerra dia 15 de junho, dia da última jornada.

Recordando os vencedores nos outros anos:
2008/09 - Luís
2009/10 - Magalhães
2010/11 - Biscoito
2011/12 -
2012/13 - Fonseca

Abraço.

domingo, 1 de junho de 2014

FC PEDRAS RUBRAS 2 (Tó e João Jesus) - Al. Lordelo 1

O nosso Pedras ganhou ontem por 2-1 ao Aliados num jogo de grandes emoções que pode ter ditado uma época de enorme sucesso. O jogo não se afigurava fácil. O Aliados é uma das equipas mais consistentes deste campeonato (a terceira com menos derrotas) e estava num bom momento com um percurso de seis jogos sem derrotas. Isto significava que os jogadores do Pedras Rubras tinham que entrar totalmente determinados e combativos. Ora, tal não aconteceu. Com alguns jogadores abaixo do que já os vimos fazer, a equipa foi perdendo a luta a meio-campo. Quando tinha a bola, perdia-a facilmente nesse setor e dava aso a contra-ataques rápidos que apanhavam a nossa defesa desequilibrada. O Aliados trazia a lição bem estudada. Grande pressão sobre o portador da bola e, através de passes imediatos em profundidade para as costas dos nossos laterais, causava grandes calafrios. Aos 21 minutos, o Aliados chegou ao golo, não num desses lances, mas no seguimento de um canto. A bola não foi aliviada ao primeiro poste e o Tó, sem reação, fez autogolo. Até ao intervalo, o Aliados foi mais perigoso.
O intervalo fez bem à nossa equipa e ao nosso treinador, que mexeu de forma positiva, retirando o China, pouco feliz naqueles 45 minutos, e colocando o A. Oliveira, que veio trazer outra posse de bola e dinâmica ofensiva. O Pedras Rubras registava melhorias, com mais posse de bola e criatividade. Para essa melhoria contribuiu bastante a entrada do Henrique. Entrou para lateral, mas conseguiu dar grande profundidade à equipa, assumindo o risco e partindo para cima dos defesas.
  Entretanto, o Aliados fazia o seu jogo: equipa coesa, pressionante e a tentar explorar as costas da nossa defesa. O tempo passava e o golo não chegava, o que criava grandes nervos, sobretudo quando se via um livre bem marcado pelo Pedrinho a bater no ferro e quando o mesmo Pedrinho, na cara do guarda-redes forasteiro, a falhar uma oportunidade de ouro. Mas a equipa nunca desistiu, lutou e acreditou sempre. Temos sempre que acreditar até ao último minuto e foi o que a equipa fez. E foi premiada. Já nos descontos, o Tó marcou no seguimento de um canto e, no último lance do jogo, o Abílio conseguiu desenvencilhar-se de dois defesas na esquerda e tirou um centro perfeito que o João Jesus, com o seu poder de impulsão, não desperdiçou e levou o estádio ao rubro. Extraordinário momento, que fez lembrar outras reviravoltas já nos descontos, e encheu o estádio de alegria. Afinal, aquele golo podia, apenas e só, ter decidido uma época.

A festa do segundo golo

Algumas ideias que gostava de sublinhar:

1) A equipa não entrou bem no jogo e deve perceber as razões para não repetir. Essa entrada esteve muito perto de ter custado um preço que ninguém queria pagar.

2) A equipa nunca desistiu. Como disse, acreditou sempre e essa postura é de aplaudir. Por outro lado, é o espelho de um balneário muito unido, cenário que, felizmente, tem sido regra nos últimos anos. Excelente!

3) Não podia ter sido melhor a forma como o Pedras Rubras chegou aos golos: através do nosso capitão Tó, que não merecia ficar associado a um resultado negativo, e através do João Jesus, que tem tudo para ser o futuro da nossa defesa e, é bom sublinhar, tem sido um goleador que muitos pontos já nos deu.

4) Excelente o entusiasmo, a união dentro e fora do campo. Olhando para o relvado e ver a forma como, no final do jogo, os jogadores e a equipa técnica festejaram a vitória enche-me de satisfação.

Na mesma altura que o Pedras Rubras ganhava o jogo, o Oliveira do Douro empatava em casa 2-2 com o Varzim B e o Paredes perdia 1-0 em Lousada. Ora, isto significa que o Pedras Rubras pode, na próxima jornada, conseguir o maior feito da sua história: voltar à antiga 2.ª B, atual Campeonato Nacional de Seniores. Digo maior feito porque é bom que todos se recordem que este grupo foi feito com muito risco, apostando num elevado número de jovens com pouca experiência. O objetivo era tentar fazer um campeonato tranquilo. Assim, o Pedras Rubras conseguirá o 2.º lugar se, no próximo Domingo em casa:

a) ganhar ao Candal.
b) empatar com o Candal e o Oliveira do Douro não for ganhar ao Aliados de Lordelo.
c) perder com o Candal, O Oliveira do Douro perder no Aliados de Lordelo e o Paredes não ganhar em casa ao Nogueirense.

Há que:

5) Valorizar o aparecimento, nas últimas jornadas, da claque "Ultras Rubras", a qual dá outro ambiente e cor aos jogos. Faço votos que continuem, cresçam e nunca se dissipem. Gostaria, também, que se destacassem sempre pela positiva, ou seja, através do entusiasmo, da união e do apoio positivo.

6) Reconhecer, e nunca é de mais, o excelente trabalho do António Pedro. Podemos, ao longo dos jogos, não concordar com algumas opções, mas a forma como se relaciona com o grupo e como o seu trabalho é reconhecido por este diz tudo: uma pessoa evoluída, que sabe estar no futebol.

7) Perceber que ainda nada está ganho. Domingo, é preciso entrar com humildade e trabalhar muito ao longo dos 90 minutos.

8) Fazer votos para que Domingo o Estádio tenha a moldura humana que este grupo merece.

Abraço.

sábado, 24 de maio de 2014

Varzim B 0 - FC PEDRAS RUBRAS 3 (João Jesus 2, Henrique)

Com a vitória de ontem na Póvoa e a derrota do Oliveira do Douro em Paredes, o nosso Pedras Rubras conseguiu recuperar o 2.º lugar, algo em que poucos acreditariam há algumas jornadas atrás. A verdade é que a equipa gaiense perdeu 6 dos últimos 7 jogos e, embora com alguns desaires fora de casa, o Pedras Rubras está hoje em 2.º lugar, com mais dois pontos do que o Oliveira do Douro e o Paredes. Como é óbvio, nada está ganho. Neste sprint, com a meta já à vista, faltam três finais, sendo que a última jornada é uma deslocação ao Oliveira do Douro. A nossa equipa depende só de si para assegurar o 2.º lugar, alcançou uma posição privilegiada e estou certo que a agarrará com todas as forças até ao fim.

Abraço.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Quando faltam disputar 12 pontos...

Num momento em que o Oliveira do Douro mudou de treinador e reforçou-se com dois avançados vindos do Perafita e do Sobrado, aqui ficam alguns dados:


domingo, 18 de maio de 2014

FC PEDRAS RUBRAS 2 (Pedrinho) - Paredes 0

O Pedras Rubras ganhou ontem por 2-0 ao Paredes com o Pedrinho a mostrar-se mais uma vez decisivo e a provar ser uma excelente contratação.

O dia de ontem foi excelente: além da vitória sobre o Paredes e consequente subida ao 3.º lugar, a nossa equipa ganhou vantagem no confronto directo (perdemos 1-0 lá; ganhamos 2-0 cá).

As boas notícias vieram também de Oliveira do Douro, com a derrota da equipa gaiense com o Vila Meã por 1-0. Quando ninguém adivinharia, o Oliveira do Douro perdeu 5 dos últimos 6 jogos e abriu a corrida pelo segundo lugar que, há algumas jornadas parecia estar definida (tinha uma vantagem de 10 pontos).

Neste momento, o Pedras Rubras encontra-se em 3.º lugar a apenas 1 ponto do Oliveira do Douro e com mais 2 do que o Paredes. E, para a semana, teremos um Paredes - Oliveira do Douro. A visita ao Varzim B poderá ser decisiva para o resultado desta época. Pede-se à nossa equipa que dê tudo para retomar os bons resultados fora de casa.

Abraço.

domingo, 11 de maio de 2014

Vila Meã 2 - FC PEDRAS RUBRAS 0

O nosso Pedras perdeu 2-0 em Vila Meã, não aproveitando a derrota do Oliveira do Douro no Valonguense e o empate caseiro do Paredes com o Aliados de Lordelo. Para a semana, importante receção ao Paredes.

Abraço.

domingo, 4 de maio de 2014

FC PEDRAS RUBRAS 2 (China e Mesquita) - Valonguense 1

FC PEDRAS RUBRAS: Bruno, Abílio, Tó, J. Jesus, Magalhães, Samuel (Nuno, 73 m.), China (A. Oliveira, 73 m.), Alex, Mesquita (Diogo, 56 m.), Pedrinho e C. Nogueira (Leandro, 73 m.).

1-0 (China, 13 m.);
2-0 (Mesquita, 28 m.);
2-1 (Paiva, 44 m.).



sábado, 3 de maio de 2014

Liderar pelo exemplo



Um clube recebe, ao longo dos anos, centenas e centenas de jogadores. O sucesso do emblema, a forma como constrói a sua imagem depende muito da dedicação e do carácter desses homens dentro e fora do campo. Ao longo dos anos, senti sempre que quem se esforçava e dava tudo merecia maior reconhecimento. Essa foi, aliás, uma das maiores razões da criação deste blogue: a vontade de elogiar quem merecia. Felizmente, hoje já tem sido feitas algumas iniciativas nesse sentido.

A minha singela homenagem, além da que posso prestar nos jogos com o meu apoio e nos comentários que continuarei a fazer, será recordar neste blogue, pelo tempo que ele durar, esses exemplos numa galeria.

Quase não precisarei de dizer o nome do primeiro jogador que ocupará, pela primeira vez, este espaço. Contratado, em 2008, ao Perosinho (parabéns ao responsável pela contratação), esta é a sexta época em que nos deixa orgulhosos por vestir a camisola do Pedras Rubras. Impôs-se pela sua qualidade técnica, mas também pela dedicação, trabalho e postura dentro e fora do campo. É um grande capitão e um exemplo a seguir, sobretudo por aqueles que estão agora a começar. António Manuel Moreira Sousa, o nosso Tó, pertencerá sempre àquele restrito grupo de jogadores que contribuiu para elevar o nome do Futebol Clube de Pedras Rubras. O futebol não é apenas um desporto, é uma expressão de valores e atitudes e o Tó exprime isso.

Abraço.

Rio Tinto 1 - FC PEDRAS RUBRAS 0

Uma derrota ingrata devido à forma infeliz como se sofreu o golo e ao não aproveitamento das várias oportunidades de golo que o Pedras teve.

Resumo do jogo no site do Rio Tinto:

https://www.youtube.com/watch?v=XL9rBR_gDko&feature=youtu.be

http://www.sportcluberiotinto.com/noticias/198-resumo-jornada-31

domingo, 13 de abril de 2014

FC PEDRAS RUBRAS 1 - Leça 0 (fotos)
















Resultados e Classificação da 30.ª Jornada (a 8 jornadas do fim)


FC PEDRAS RUBRAS 1 (Pedrinho) - Leça 0


FC PEDRAS RUBRAS: Bruno, Abílio, Tó, João Jesus, Magalhães, Nuno, Alex, A. Oliveira (Samuel, 65 m.), Pedrinho (China, 81 m.), Diogo (Leandro, 65 m.) e C. Nogueira (Henrique, 81 m.).

Ao intervalo: 0-0
1-0: Pedrinho aos 61 m.

O Pedras Rubras ganhou 1-0 ao Leça, uma vitória justa da melhor equipa em campo. Contra um adversário moralizado pelos últimos resultados, o Pedras Rubras voltou a demonstrar solidez e atitude ao longo dos 90 minutos. Dominou a primeira parte, tanto em posse de bola como em iniciativa no meio-campo do Leça e teve três lances de perigo, em que podia ter chegado à vantagem. A segunda parte começou mais equilibrada, com o jogo a ser disputado mais a maio-campo, mas sempre com ascendente local. O momento do jogo chegou aos 61 minutos, altura em que o Pedrinho pegou na bola na esquerda, livrou-se de dois adversários e, ainda de fora da área, rematou colocado junto ao poste, fazendo um golo de belo efeito. Merecido para a a equipa e para o jogador em causa, que se tem revelado um excelente reforço: sempre combativo e ligado ao jogo. O Leça procurou reagir, mas apenas conseguiu ter mais posse de bola. Não conseguiu nenhuma oportunidade de golo. Em suma, apresentando um 11 próximo do melhor que o plantel pode oferecer (na opinião deste sócio), com o regresso do Tó, com diversas boas exibições como a do Alex e a do João Jesus, com um Pedrinho incansável, com boas substituições, que refrescaram a equipa (Leandro e o China entraram muito bem), o Pedras Rubras construiu uma exibição segura e conquistou mais três pontos.

Inesperadamente o Oliveira do Douro perdeu em casa com o Barrosas por 0-1, algo que deverá servir como uma motivação extra para os jogadores irem com tudo a Rio Tinto. Sem pressões, mas com atitude e ambição em busca de mais três pontos.

Abraço.

domingo, 6 de abril de 2014

Barrosas 1 - FC PEDRAS RUBRAS 2

O Pedras Rubras regressou ontem aos bons resultados, tendo ido vencer a Barrosas por 1-2. Não terá sido um jogo fácil, uma vez que a equipa esteve a perder durante boa parte do jogo. No entanto, teve forças para dar a volta, marcando dois golos já dentro dos últimos 15 minutos, aos 75 e 77.
Espero que a equipa ganhe forças com este resultado, continue a lutar e a manter uma boa atitude ao longo dos jogos.

segunda-feira, 31 de março de 2014

FC PEDRAS RUBRAS 1 (João Jesus) - Padroense 3


FC PEDRAS RUBRAS: Humberto, Abílio, João Jesus, Pedro Dias, Magalhães (Chuca), Samuel (A. Oliveira), Nuno, Alex, Henrique (Diogo), Carlos Nogueira e Pedrinho (Luís).

1-0: João Jesus
1-1
Ao intervalo 1-1
1-2
1-3

Durante várias jornadas, a nossa equipa soube construir uma onda de confiança e motivação que lhe permitiu acumular muitos pontos. Deu várias alegrias e despertou esperanças, talvez pouco realistas dirão alguns mediante a qualidade do grupo, mas defensáveis e compensadas pela união e empenho que se via em campo. Agora, está a viver exatamente o inverso, num ponto de viragem que começou em casa com o Lousada. Uma mistura de erros individuais primários, falta de atitude de alguns jogadores, mau momento de forma de outros e opções pouco consistentes estão a ditar estes maus resultados. Depois, já se sabe: quando as coisas não correm bem, a equipa começa a desconfiar de si própria, tem mais dificuldade em reagir às contrariedades e por muito que lute não tem o discernimento de o fazer da melhor maneira. Além disso, os adversários começam a perceber as fragilidades da nossa equipa e partem para os jogos mais confiantes. Já em vários momentos, a nossa equipa soube dar a volta por cima e mostrar o que eu gosto de pensar que caracteriza as equipas do Pedras Rubras: equipas que deixam tudo em campo do primeiro ao último minuto, com jogadores unidos e concentrados. O apoio dos sócios também é fundamental neste período, embora às vezes seja tremendamente difícil apoiar alguns jogadores que, tenho pena de o dizer, passam completamente ao lado do jogo. Por outras palavras, os sócios devem apoiar a equipa, mas esta também deve mostrar em campo que merece apoio, lutando, dando tudo.
A este propósito, gostaria de destacar pela positiva, no jogo de ontem, dois atletas que deram tudo, lutaram até à exaustão, tentaram empurrar a equipa para a frente. Não se escondiam do jogo, pelo contrário, procuravam-no, mesmo sabendo que, muitas vezes, estavam condenados a perder os lances devido à falta de apoio: o Carlos e o Pedro. Parabéns pelo jogo realizado. 

Abraço.

quarta-feira, 19 de março de 2014

FC PEDRAS RUBRAS 2 (Carlos e autogolo) - S. Pedro da Cova 2


FC PEDRAS RUBRAS: Humberto, Abílio, Tó e J. Jesus, Magalhães (Chuca), Samuel, China (Luís), Marcos (A. Oliveira), Diogo (Henrique), Pedro e Carlos Nogueira.

Ao intervalo: 0-1
1-1 (Carlos Nogueira, de cabeça, a cruzamento do Luís na esquerda)
2-1 (autogolo no seguimento de cruzamento na direita do Diogo)
2-2.