domingo, 15 de junho de 2014

SUBIMOS AOS NACIONAIS: Ol. do Douro 0 - FC PEDRAS RUBRAS 2 (João Jesus)

FC PEDRAS RUBRAS: Humberto, Abílio, Tó, João Jesus, Magalhães, Samuel, Alex e André Oliveira, Pedrinho, Henrique e Carlos Nogueira. Jogaram ainda: Chuca, Nuno, China, Diogo e Mesquita.

Ao intervalo: 0-0

O nosso Pedras conseguiu ontem o feito de regressar aos nacionais e ingressar no Campeonato Nacional de Seniores, a terceira prova futebolística nacional. Antes de falarmos desse feito, vamos ao jogo de ontem. Num estádio muito bem composto de público, ou não tivesse o Oliveira do Douro aberto as portas aos seus sócios, simpatizantes e moradores da freguesia, não faltou também apoio à nossa equipa, com cerca de 100 pedra rubrenses a fazer ouvir a sua voz e a dar uma dose de energia extra aos jogadores.
O treinador António Pedro esteve bem, apresentando uma equipa mais experiente, com a presença do André Oliveira e do Henrique, e uma equipa mentalizada para disputar o jogo sem se remeter à defensiva. A primeira parte foi muito disputada, mas duas distrações podiam ter custado caro. Primeiro, uma desmarcação nas costas do Magalhães permitiu a um avançado do Oliveira do Douro isolar-se e rematar rasteiro a rasar o poste. Mais tarde, uma bola ao poste. Ao intervalo, o 0-0 era simpático. Na segunda parte, o Pedras Rubras entrou melhor e assumiu o domínio das operações. Aos 65 minutos, numa jogada pela direita, o Abílio rematou e a bola foi travada, dentro da área, pelo braço de um adversário, que saltou completamente com os braços estendidos, para cobrir mais espaço. Grande penalidade bem assinalada pelo fiscal de linha que, até aí, parecia estar a ser caseiro. Encarregado de marcar, o João Jesus deitou a pressão para trás das costas e, com grande frieza e mestria, abriu o marcador e a festa da subida. O golo desorientou o Oliveira do Douro e o jogo ficou nas mãos da nossa equipa que, depois de um calafrio, acabou com todas as dúvidas com mais um tento do nosso jovem central goleador, o qual de cabeça, ao segundo poste, arrumou com a questão aos 82 minutos. A partir daí, o Pedras podia ter chegado ao terceiro golo.
O jogo chegou ao fim e teve início a merecidíssima festa deste magnífico grupo. Os meus parabéns e agradecimentos pela alegria que proporcionaram aos sócios. Ao longo da época, aparte raros momentos, apresentaram um enorme querer que os levou até aqui. A união esteve sempre presente, o espírito de família foi crucial, a liderança excepcional. Quando as equipas e os jogadores não estão bem deve-se criticar. Quando lutam como lutaram, quando sentem a camisola como o sentiram, são merecedores de todos os elogios. Para mim, este torna-se o maior feito do clube, em virtude da forma como foi conseguido: com muitos jogadores jovens, com alguns jogadores exemplo da casa e contra muita coisa, e tendo culminado na conquista da subida no terreno de um adversário directo.

Numa mensagem anterior, tinha escrito:

Em Maio de 2001 foi assim... e eles ficaram na História do clube

 

Hoje, é com muita alegria que escrevo:  

 

Em Junho de 2014 este grupo fica na História do clube:

 





Abraço.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Todos ao Estádio da Lavandeira

Domingo, o apoio à equipa será fundamental. 
Por isso, todos ao Estádio da Lavandeira, gritar bem alto:
PEDRAS RUBRAS, PEDRAS RUBRAS, PEDRAS RUBRAS

terça-feira, 10 de junho de 2014

Em Maio de 2001 foi assim... e eles ficaram na História do clube

Há 13 anos, um grupo unido, de grande carácter e qualidade estava numa situação muito semelhante à atual. Como hoje, estava em 2.º lugar. Como hoje, estava com mais dois pontos do que um adversário directo na subida. Como hoje, esse adversário era de Gaia e, como hoje, a equipa ia disputar a subida ao seu terreno. O resultado foi um dos jogos mais memoráveis para as nossas cores, com o FC Pedras Rubras a mostrar uma grande alma e a conquistar os 3 pontos, mesmo contra todas as adversidades.

Como nessa altura, o Pedras Rubras está servido de um treinador ambicioso, de um grupo unido, de grande carácter e com a qualidade para repetir esse feito. Por isso, estou certo:

Domingo, vamos todos reviver este momento de conquista...





Abraço.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

FC PEDRAS RUBRAS 0 - Candal 0

Ontem, o nosso Pedras empatou 0-0 com o Candal. Num estádio com a melhor moldura humana da época (pena não ser sempre assim), a equipa entrou algo ansiosa e o Candal, sem nada a perder, soube controlar a posse de bola nos primeiros minutos. Gradualmente, os nossos jogadores foram se libertando e apoderando do jogo, causando alguns lances de perigo, com destaque para o Pedrinho, e para uma bola ao poste. O domínio intensificou-se na segunda parte, mas a falta de discernimento no último terço do terreno e a falta de eficácia nas melhores oportunidades, juntamente com a boa organização defensiva do Candal, impediu a vitória.

No entanto, nem a vitória, caso tivesse acontecido, permitiria festejar a subida de divisão. Isto porque, para surpresa da grande maioria dos sócios do Pedras Rubras, a nossa equipa perdeu 3 pontos na secretaria. Ao que parece, no jogo em Barrosas, o treinador António Pedro esteve no banco quando cumpria ainda castigo. Se assim foi, tratou-se de um erro primário que nos coloca numa situação de ter que decidir tudo na última jornada. Mas, também acho muito estranho, só se ser penalizado agora por algo que aconteceu há mais de dois meses. Assim, em campo, a equipa subiu de divisão, mas vai ter que, Domingo, mostrar porque é que vai subir de divisão.

E é esta a atitude que se quer: uma atitude de campeão, de uma equipa unida, com carácter e coragem, que vai a Oliveira do Douro deixar a pele em campo durante os 90 e tal minutos que durar a batalha e vai sair de lá vitoriosa, com o doce sabor de ter provado o seu valor na casa de um candidato. Tenho a certeza que a equipa tem alma e tem qualidade para vencer o jogo e vencer será preciso para não depender de terceiros.

Vamos então às contas da subida:



O Pedras Rubras sobe de divisão se ganhar ao Oliveira do Douro ou se empatar e o Paredes não vencer na deslocação ao 1.º classificado, o Sobrado.

O Paredes sobe de divisão se ganhar ao Sobrado e se o Pedras Rubras não ganhar no Oliveira do Douro. Ou, se empatar no Sobrado, e o Pedras Rubras não pontuar no Oliveira do Douro.

O Oliveira do Douro sobe de divisão se ganhar ao Pedras Rubras e o Paredes não pontuar no Sobrado.

Teremos, então, uma última jornada de grandes emoções, em que o apoio de todos será fundamental. Espero que, quem possa, vá a Oliveira do Douro apoiar a equipa e, todos juntos, festejar o que se ganhou dentro do campo: a subida de divisão.

Abraço.



terça-feira, 3 de junho de 2014

Sondagem - Melhor jogador época 2013/14

Pelo sexto ano levamos a cabo uma sondagem para eleger o que considerem ter sido o melhor jogador do nosso Pedras na presente época. Ao contrário das outras edições, poderão votar em dois jogadores. A sondagem encerra dia 15 de junho, dia da última jornada.

Recordando os vencedores nos outros anos:
2008/09 - Luís
2009/10 - Magalhães
2010/11 - Biscoito
2011/12 -
2012/13 - Fonseca

Abraço.

domingo, 1 de junho de 2014

FC PEDRAS RUBRAS 2 (Tó e João Jesus) - Al. Lordelo 1

O nosso Pedras ganhou ontem por 2-1 ao Aliados num jogo de grandes emoções que pode ter ditado uma época de enorme sucesso. O jogo não se afigurava fácil. O Aliados é uma das equipas mais consistentes deste campeonato (a terceira com menos derrotas) e estava num bom momento com um percurso de seis jogos sem derrotas. Isto significava que os jogadores do Pedras Rubras tinham que entrar totalmente determinados e combativos. Ora, tal não aconteceu. Com alguns jogadores abaixo do que já os vimos fazer, a equipa foi perdendo a luta a meio-campo. Quando tinha a bola, perdia-a facilmente nesse setor e dava aso a contra-ataques rápidos que apanhavam a nossa defesa desequilibrada. O Aliados trazia a lição bem estudada. Grande pressão sobre o portador da bola e, através de passes imediatos em profundidade para as costas dos nossos laterais, causava grandes calafrios. Aos 21 minutos, o Aliados chegou ao golo, não num desses lances, mas no seguimento de um canto. A bola não foi aliviada ao primeiro poste e o Tó, sem reação, fez autogolo. Até ao intervalo, o Aliados foi mais perigoso.
O intervalo fez bem à nossa equipa e ao nosso treinador, que mexeu de forma positiva, retirando o China, pouco feliz naqueles 45 minutos, e colocando o A. Oliveira, que veio trazer outra posse de bola e dinâmica ofensiva. O Pedras Rubras registava melhorias, com mais posse de bola e criatividade. Para essa melhoria contribuiu bastante a entrada do Henrique. Entrou para lateral, mas conseguiu dar grande profundidade à equipa, assumindo o risco e partindo para cima dos defesas.
  Entretanto, o Aliados fazia o seu jogo: equipa coesa, pressionante e a tentar explorar as costas da nossa defesa. O tempo passava e o golo não chegava, o que criava grandes nervos, sobretudo quando se via um livre bem marcado pelo Pedrinho a bater no ferro e quando o mesmo Pedrinho, na cara do guarda-redes forasteiro, a falhar uma oportunidade de ouro. Mas a equipa nunca desistiu, lutou e acreditou sempre. Temos sempre que acreditar até ao último minuto e foi o que a equipa fez. E foi premiada. Já nos descontos, o Tó marcou no seguimento de um canto e, no último lance do jogo, o Abílio conseguiu desenvencilhar-se de dois defesas na esquerda e tirou um centro perfeito que o João Jesus, com o seu poder de impulsão, não desperdiçou e levou o estádio ao rubro. Extraordinário momento, que fez lembrar outras reviravoltas já nos descontos, e encheu o estádio de alegria. Afinal, aquele golo podia, apenas e só, ter decidido uma época.

A festa do segundo golo

Algumas ideias que gostava de sublinhar:

1) A equipa não entrou bem no jogo e deve perceber as razões para não repetir. Essa entrada esteve muito perto de ter custado um preço que ninguém queria pagar.

2) A equipa nunca desistiu. Como disse, acreditou sempre e essa postura é de aplaudir. Por outro lado, é o espelho de um balneário muito unido, cenário que, felizmente, tem sido regra nos últimos anos. Excelente!

3) Não podia ter sido melhor a forma como o Pedras Rubras chegou aos golos: através do nosso capitão Tó, que não merecia ficar associado a um resultado negativo, e através do João Jesus, que tem tudo para ser o futuro da nossa defesa e, é bom sublinhar, tem sido um goleador que muitos pontos já nos deu.

4) Excelente o entusiasmo, a união dentro e fora do campo. Olhando para o relvado e ver a forma como, no final do jogo, os jogadores e a equipa técnica festejaram a vitória enche-me de satisfação.

Na mesma altura que o Pedras Rubras ganhava o jogo, o Oliveira do Douro empatava em casa 2-2 com o Varzim B e o Paredes perdia 1-0 em Lousada. Ora, isto significa que o Pedras Rubras pode, na próxima jornada, conseguir o maior feito da sua história: voltar à antiga 2.ª B, atual Campeonato Nacional de Seniores. Digo maior feito porque é bom que todos se recordem que este grupo foi feito com muito risco, apostando num elevado número de jovens com pouca experiência. O objetivo era tentar fazer um campeonato tranquilo. Assim, o Pedras Rubras conseguirá o 2.º lugar se, no próximo Domingo em casa:

a) ganhar ao Candal.
b) empatar com o Candal e o Oliveira do Douro não for ganhar ao Aliados de Lordelo.
c) perder com o Candal, O Oliveira do Douro perder no Aliados de Lordelo e o Paredes não ganhar em casa ao Nogueirense.

Há que:

5) Valorizar o aparecimento, nas últimas jornadas, da claque "Ultras Rubras", a qual dá outro ambiente e cor aos jogos. Faço votos que continuem, cresçam e nunca se dissipem. Gostaria, também, que se destacassem sempre pela positiva, ou seja, através do entusiasmo, da união e do apoio positivo.

6) Reconhecer, e nunca é de mais, o excelente trabalho do António Pedro. Podemos, ao longo dos jogos, não concordar com algumas opções, mas a forma como se relaciona com o grupo e como o seu trabalho é reconhecido por este diz tudo: uma pessoa evoluída, que sabe estar no futebol.

7) Perceber que ainda nada está ganho. Domingo, é preciso entrar com humildade e trabalhar muito ao longo dos 90 minutos.

8) Fazer votos para que Domingo o Estádio tenha a moldura humana que este grupo merece.

Abraço.

sábado, 24 de maio de 2014

Varzim B 0 - FC PEDRAS RUBRAS 3 (João Jesus 2, Henrique)

Com a vitória de ontem na Póvoa e a derrota do Oliveira do Douro em Paredes, o nosso Pedras Rubras conseguiu recuperar o 2.º lugar, algo em que poucos acreditariam há algumas jornadas atrás. A verdade é que a equipa gaiense perdeu 6 dos últimos 7 jogos e, embora com alguns desaires fora de casa, o Pedras Rubras está hoje em 2.º lugar, com mais dois pontos do que o Oliveira do Douro e o Paredes. Como é óbvio, nada está ganho. Neste sprint, com a meta já à vista, faltam três finais, sendo que a última jornada é uma deslocação ao Oliveira do Douro. A nossa equipa depende só de si para assegurar o 2.º lugar, alcançou uma posição privilegiada e estou certo que a agarrará com todas as forças até ao fim.

Abraço.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Quando faltam disputar 12 pontos...

Num momento em que o Oliveira do Douro mudou de treinador e reforçou-se com dois avançados vindos do Perafita e do Sobrado, aqui ficam alguns dados:


domingo, 18 de maio de 2014

FC PEDRAS RUBRAS 2 (Pedrinho) - Paredes 0

O Pedras Rubras ganhou ontem por 2-0 ao Paredes com o Pedrinho a mostrar-se mais uma vez decisivo e a provar ser uma excelente contratação.

O dia de ontem foi excelente: além da vitória sobre o Paredes e consequente subida ao 3.º lugar, a nossa equipa ganhou vantagem no confronto directo (perdemos 1-0 lá; ganhamos 2-0 cá).

As boas notícias vieram também de Oliveira do Douro, com a derrota da equipa gaiense com o Vila Meã por 1-0. Quando ninguém adivinharia, o Oliveira do Douro perdeu 5 dos últimos 6 jogos e abriu a corrida pelo segundo lugar que, há algumas jornadas parecia estar definida (tinha uma vantagem de 10 pontos).

Neste momento, o Pedras Rubras encontra-se em 3.º lugar a apenas 1 ponto do Oliveira do Douro e com mais 2 do que o Paredes. E, para a semana, teremos um Paredes - Oliveira do Douro. A visita ao Varzim B poderá ser decisiva para o resultado desta época. Pede-se à nossa equipa que dê tudo para retomar os bons resultados fora de casa.

Abraço.

domingo, 11 de maio de 2014

Vila Meã 2 - FC PEDRAS RUBRAS 0

O nosso Pedras perdeu 2-0 em Vila Meã, não aproveitando a derrota do Oliveira do Douro no Valonguense e o empate caseiro do Paredes com o Aliados de Lordelo. Para a semana, importante receção ao Paredes.

Abraço.

domingo, 4 de maio de 2014

FC PEDRAS RUBRAS 2 (China e Mesquita) - Valonguense 1

FC PEDRAS RUBRAS: Bruno, Abílio, Tó, J. Jesus, Magalhães, Samuel (Nuno, 73 m.), China (A. Oliveira, 73 m.), Alex, Mesquita (Diogo, 56 m.), Pedrinho e C. Nogueira (Leandro, 73 m.).

1-0 (China, 13 m.);
2-0 (Mesquita, 28 m.);
2-1 (Paiva, 44 m.).



sábado, 3 de maio de 2014

Liderar pelo exemplo



Um clube recebe, ao longo dos anos, centenas e centenas de jogadores. O sucesso do emblema, a forma como constrói a sua imagem depende muito da dedicação e do carácter desses homens dentro e fora do campo. Ao longo dos anos, senti sempre que quem se esforçava e dava tudo merecia maior reconhecimento. Essa foi, aliás, uma das maiores razões da criação deste blogue: a vontade de elogiar quem merecia. Felizmente, hoje já tem sido feitas algumas iniciativas nesse sentido.

A minha singela homenagem, além da que posso prestar nos jogos com o meu apoio e nos comentários que continuarei a fazer, será recordar neste blogue, pelo tempo que ele durar, esses exemplos numa galeria.

Quase não precisarei de dizer o nome do primeiro jogador que ocupará, pela primeira vez, este espaço. Contratado, em 2008, ao Perosinho (parabéns ao responsável pela contratação), esta é a sexta época em que nos deixa orgulhosos por vestir a camisola do Pedras Rubras. Impôs-se pela sua qualidade técnica, mas também pela dedicação, trabalho e postura dentro e fora do campo. É um grande capitão e um exemplo a seguir, sobretudo por aqueles que estão agora a começar. António Manuel Moreira Sousa, o nosso Tó, pertencerá sempre àquele restrito grupo de jogadores que contribuiu para elevar o nome do Futebol Clube de Pedras Rubras. O futebol não é apenas um desporto, é uma expressão de valores e atitudes e o Tó exprime isso.

Abraço.

Rio Tinto 1 - FC PEDRAS RUBRAS 0

Uma derrota ingrata devido à forma infeliz como se sofreu o golo e ao não aproveitamento das várias oportunidades de golo que o Pedras teve.

Resumo do jogo no site do Rio Tinto:

https://www.youtube.com/watch?v=XL9rBR_gDko&feature=youtu.be

http://www.sportcluberiotinto.com/noticias/198-resumo-jornada-31

domingo, 13 de abril de 2014

FC PEDRAS RUBRAS 1 - Leça 0 (fotos)
















Resultados e Classificação da 30.ª Jornada (a 8 jornadas do fim)


FC PEDRAS RUBRAS 1 (Pedrinho) - Leça 0


FC PEDRAS RUBRAS: Bruno, Abílio, Tó, João Jesus, Magalhães, Nuno, Alex, A. Oliveira (Samuel, 65 m.), Pedrinho (China, 81 m.), Diogo (Leandro, 65 m.) e C. Nogueira (Henrique, 81 m.).

Ao intervalo: 0-0
1-0: Pedrinho aos 61 m.

O Pedras Rubras ganhou 1-0 ao Leça, uma vitória justa da melhor equipa em campo. Contra um adversário moralizado pelos últimos resultados, o Pedras Rubras voltou a demonstrar solidez e atitude ao longo dos 90 minutos. Dominou a primeira parte, tanto em posse de bola como em iniciativa no meio-campo do Leça e teve três lances de perigo, em que podia ter chegado à vantagem. A segunda parte começou mais equilibrada, com o jogo a ser disputado mais a maio-campo, mas sempre com ascendente local. O momento do jogo chegou aos 61 minutos, altura em que o Pedrinho pegou na bola na esquerda, livrou-se de dois adversários e, ainda de fora da área, rematou colocado junto ao poste, fazendo um golo de belo efeito. Merecido para a a equipa e para o jogador em causa, que se tem revelado um excelente reforço: sempre combativo e ligado ao jogo. O Leça procurou reagir, mas apenas conseguiu ter mais posse de bola. Não conseguiu nenhuma oportunidade de golo. Em suma, apresentando um 11 próximo do melhor que o plantel pode oferecer (na opinião deste sócio), com o regresso do Tó, com diversas boas exibições como a do Alex e a do João Jesus, com um Pedrinho incansável, com boas substituições, que refrescaram a equipa (Leandro e o China entraram muito bem), o Pedras Rubras construiu uma exibição segura e conquistou mais três pontos.

Inesperadamente o Oliveira do Douro perdeu em casa com o Barrosas por 0-1, algo que deverá servir como uma motivação extra para os jogadores irem com tudo a Rio Tinto. Sem pressões, mas com atitude e ambição em busca de mais três pontos.

Abraço.