domingo, 28 de setembro de 2014

FC Pedras Rubras 2 (Mesquita e João Amaral) - Anadia 1

FC PEDRAS RUBRAS: Freitas, Abílio, Tó, João Jesus, Magalhães, Alex, Samuel, Fonseca (China), Pedrinho (Jaques), João Amaral e Mesquita (Diogo).

Ao intervalo: 2-1

O nosso Pedras garantiu ontem a passagem à terceira eliminatória da Taça de Portugal com uma vitória por 2-1 sobre o Anadia. A equipa fez uma exibição positiva, tendo sido muito eficaz na finalização: nas duas primeiras oportunidades que criou fez dois golos, golos esses que nasceram de duas boas iniciativas individuais do Mesquita e do João Amaral. No final da primeira parte uma grande penalidade duvidosa ainda permitiu ao Anadia chegar ao golo e lançar alguma incerteza no resultado. No entanto, a segunda parte confirmou a superioridade da nossa equipa, que controlou bem o jogo até ao fim, sem permitir lances de perigo aos jogadores adversários.

Do jogo de ontem queria destacar a exibição de três jogadores: do Pedrinho, do Alex e do João Amaral. O Pedrinho demonstrou, mais uma vez, uma atitude enorme, lutando por cada bola até à exaustão. Quando falo de atitude, falo do que o Pedrinho fez ontem. É destes jogadores que o Pedras Rubras precisa. O Alex continua a exprimir toda a sua qualidade e ontem comandou novamente a luta no meio-campo, demonstrando um grande entendimento dos tempos do jogo e uma grande capacidade de antecipação das jogadas. Quando ao João Amaral, parece-me o melhor reforço desta época. É um jogador que não engana: tem uma qualidade técnica muito acima da média, tem verticalidade e objectividade.

O sorteio da 3.ª eliminatória está agendado para a próxima 5.ª feira, pelas 12:00. Que a sorte nos traga, pela primeira vez, um grande do nosso futebol. Ou, então, um adversário acessível em casa.

Abraço.

domingo, 21 de setembro de 2014

FC PEDRAS RUBRAS 2 (Diogo e Jaques) - Moimenta da Beira 1


FC Pedras Rubras: Freitas, Tiga, Tó, Jaques e Samuel, China (A. Oliveira), Alex e Samuel, João Amaral, Diogo (Luís) e Biscoito (Nuno).
Ao intervalo: 1-1

Ontem tive oportunidade de ver o primeiro jogo do nosso Pedras e, felizmente, assisti também à primeira vitória da equipa. Em todo o caso, há um aspecto por demais evidente: num campeonato muito mais exigente do que os distritais, com equipas muito melhor qualificadas, o Pedras Rubras só ganhará pontos se se apresentar ao seu melhor nível durante os 90 minutos. Exibições mais ou menos consistentes, mais ou menos inspiradas, mais ou menos concentradas terão quase sempre o destino da derrota. Isto serve para dizer que os jogadores terão de apresentar sempre índices máximos de concentração e atitude competitiva, minimizando ao máximo a possibilidade de erro. Ora, ontem a equipa não entrou assim. Entrou apática e desconcentrada, permitindo o golo do Moimenta logo aos dois minutos. Tendo oferecido uma dose de moral a uma equipa fragilidade e instabilizando-se ainda mais, o Pedras Rubras tornou mais difícil a sua tarefa mas, e aqui sim vemos uma das qualidades que tem caracterizado esta equipa nos últimos anos, continuou a acreditar e, unida, deu a volta ao resultado. Primeiro, aos 19 minutos, com o Diogo a finalizar uma jogada construída pelo Biscoito e pelo João Amaral e, já depois de ter mandado uma bola aos postes, fez a reviravolta aos 68 minutos num lance muito confuso em que o último toque terá sido do Jaques. Pouco depois, a expulsão por duplo amarelo de um jogador do Moimenta facilitou o controlo do resto do jogo.
A primeira vitória afasta um pouco as nuvens negras que se formavam e permitirá uma semana de trabalho mais descontraída, mas o grupo terá consciência de que o adversário era frágil e, para ganharmos mais jogos, teremos de ser bem mais consistentes. Houve mérito na vitória, sem dúvida, mas há que atingir maior rendimento. Foi bom ver o regresso do Biscoito e do Fonseca e casa e alguns pormenores de qualidade do reforço João Amaral.

Para a semana há Taça e uma recepção ao Anadia, equipa que ocupa a 7.ª posição da série D com 4 pontos (1 vitória, 1 empate e 2 derrotas, 5 golos marcados e 5 golos sofridos). Os jogadores mais antigos na casa recordar-se-ão certamente do bonito trajecto até ao Restelo. Queremos mais algumas páginas memoráveis na história do FC Pedras Rubras. As vitórias serão sempre de quem mais luta, de quem mais acredita.

Abraço.