domingo, 5 de outubro de 2014

FC PEDRAS RUBRAS 1 (João Amaral) - Sp. de Espinho 0

O nosso Pedras ganhou ontem por 1-0 ao Sporting de Espinho, obtendo a sua segunda vitória no campeonato. Foi um jogo bem disputado, entre duas equipas que estavam próximas na classificação e queriam afastar-se do fundo da tabela. A primeira parte ficou marcada pelo equilíbrio e por três lances: uma primeira bola ao poste por parte do ataque espinhense, pouco depois uma bola à barra pelo Mesquita e pelo golo do João Amaral. O golo do João merece uma referência especial, porque será sem dúvida um dos momentos altos desta época e um dos melhores golos que vi de um jogador do Pedras Rubras nos últimos anos. Pegou na bola perto da linha do meio-campo, fintou meia equipa do Espinho e rematou colocado sem hipóteses para o guardião forasteiro. Grande jogada, com algumas semelhanças com o golo marcado na Taça e que revela todo o acerto na contratação desde belíssimo jogador. Na segunda parte, manteve-se a toada de equilíbrio, com o Pedras Rubras a descer um pouco as linhas no sentido de conservar a vantagem. Embora corresse alguns riscos a defender o resultado, a equipa mostrou solidez e conquistou justamente os três pontos. Esta vitória foi importante e permite à equipa fugir dos últimos lugares. Quanto ao Espinho, é estranho que ainda não tenha conseguido marcar qualquer golo na competição. Parece ter potencial para mais.

Quanto ao que se passou extra-futebol, fiquei muito surpreendido e desiludido, mas não vou alimentar qualquer polémica que nunca seria criada por mim. Os interesses do clube estão sempre em primeiro lugar e o que interessa é o sucesso da equipa e do clube. Este blogue fez no dia 20 de setembro sete anos e hoje, como no dia da sua criação, mantém e manterá sempre os mesmos objetivos:
1.º ser um espaço livre que promove a discussão, em que todos podem expressar a sua opinião, desde que com educação e respeito pela opinião dos outros.
2.º ser um espaço em que não há interesses. O único interesse de quem escreve é valorizar e pensar o clube. Nunca de forma seguidista incondicional, mas com reflexão.
3.º ser um espaço que valoriza os bons exemplos. Muitos bons homens passam pelo clube e merecem ser reconhecidos pelo seu trabalho. Claro está que não há duas pessoas com a mesma opinião e, por isso mesmo, este blogue é pessoal e não oficial. Não julgo ser detentor da verdade como ninguém pode julgar, mas julgo ter direito à minha opinião.
4.º ser um espaço de crítica, embora sempre de forma respeitadora e no sentido de contribuir para uma discussão saudável à volta do clube.

Estarei sempre com as pessoas que gostam do clube e trabalham para honrar o nosso emblema.

FORÇA PEDRAS RUBRAS


6 comentários:

  1. Só espero que muitos senhores não desprezem o trabalho tanto dos atletas, como dos treinadores, dirigentes e fisioterapeutas, pois é graças a este grupo que estamos como estamos, bem encaminhados. Temos de continuar com o excelente trabalho que sempre tivemos até hoje. Apesar das derrotas, que todas as equipas têm, foi falta de sorte nos jogos iniciais, mas qualidade houve sempre !! Temos de os apoiar, nas derrotas como nas vitórias, mas principalmente nos momentos mais difíceis, e aí é que se vê quem é(são) o(s) verdadeiro(s) adepto(s). E estou completamente de acordo com o treinador(perante as palavras dele no final do jogo contra o Espinho), esse grande Senhor (não excluindo os adjuntos), merece todo o nosso respeito e todo o nosso apoio !! Apesar de todas as adversidades, somos humildes !! Não se esqueçam disso.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. o mister antonio pedro e um exelente profissional mais toda a equipa tecnica que tem levado o pedras rubras em grandes voos de susseso subidas de divisao .todos merece o nosso apoio.acredito que vamos fazer um grande campeonato nesta divisao.a direçao mais a equipa tecnica mais jogadores estao todos de parabens pela garra e pelo esforço que todos dao para nos dar glorias de susseso.força pedras rubras todos unidos seremos mais fortes.

    ResponderEliminar
  3. Saudações desportivas!Como espectador atendo, há já alguns anos e depois de acompanhar a subida do PEDRAS RUBRAS, apenas sinto, que os atletas que lutaram na época passada pela subida estão muito esquecidos...rápidamente passaram de bestiais a (bestas)!!

    ResponderEliminar
  4. Grande, Grande GOLAÇO do Amaral. Passa por um, passa por dois, acredita e marca.Parabéns

    ResponderEliminar
  5. Resposta ao Sr. Boletuf (1).

    Respeito a convicção com que defende e exprime a sua visão, mas tenho muita pena que essa convicção e energia não sejam canalizadas num sentido mais acertado. Lamento que não compreenda como muitos dos seus pressupostos e ideias estão incorretos.

    1.º Se o senhor anda há muitos anos nisto, saberá certamente que eu expressei o meu apoio e o meu agradecimento a dezenas de jogadores e bons exemplos que passaram pelo clube, primeiro no estádio e depois no blogue. Aliás, a principal razão de eu ter criado o blogue foi para valorizar quem merece. Sabe que está errado quando diz que digo muito bem de um e dou um apoiozinho a mais 2, 3 e 4. Basta percorrer as páginas deste blogue para confirmar isso. Se os jogadores dão valor ou não, não sei. Tenho vários casos, como do Artur Alexandre, que penso terem valorizado as minhas palavras.

    2.ª Ser imparcial? Não há ninguém mais imparcial do que eu. Sabe porque? Porque não tenho amizade nem sou familiar de nenhum jogador ou treinador. Quando expresso a minha opinião, não há nenhum impedimento para dizer a verdade. Muito me orgulho de ser um sócio sem interesses que só quer o sucesso do clube.

    3.º Os elementos de um grupo não têm todos o mesmo potencial, nem as mesmas capacidades em nenhuma parte do mundo. E essas questões devem ser debatidas. É o debate e o espírito crítico que leva à evolução. Se bem entendi, o senhor acha que devia aceitar-se tudo e dizer muito bem de tudo, mesmo aquando de escolhas erradas ou de actuações consistentemente fracas. Eu valorizo muito o conceito de equipa (mais uma vez, consulte o blogue e veja as vezes que falei da importância da união de um grupo, do espírito colectivo), defendo que se deve dar tempo aos intervenientes para evoluírem com tranquilidade, mas há momentos em que se deve alertar para possíveis erros de análise. No blogue, por respeito ao trabalho de todos, eu tenho de filtrar muito do que os sócios dizem e pensam. Procuro incentivar mais do que criticar. Em todos os jogos, espero que o Pedras Rubras faça uma grande exibição e que no final só tenha razões para elogiar. Quem me dera nunca ter de criticar. Eu nunca vou para um jogo a pensar de forma negativa. Aliás, em muitas ocasiões que o Pedras começa a perder, sou o primeiro a apoiar a equipa e a dizer que ela vai dar a volta ao resultado e várias vezes isso aconteceu (por exemplo, com o Moimenta ou com o União da Madeira).

    4.º Para mim, “Dar tudo” é uma das várias componentes que um jogador deve ter . Quando analiso o contributo de um jogador, procuro ver o seguinte:

    4a) Atitude perante o jogo (“o dar tudo”). Na maior parte das equipas, há jogadores que assumem e outros que se escondem. Há jogadores que lutam por cada bola, há outros que não. Há jogadores que ganham a maior parte dos lances que disputam, há outros que não.

    4b) Qualidade técnica. O toque de bola, o acerto no passe, a visão no momento de construir as jogadas, a capacidade de decisão no último passe, por exemplo.

    4c) Capacidade tática, ou seja, compreender o posicionamento individual na ligação com os colegas e com o que adversário está a exigir em cada momento.

    4c) Experiência e compreensão do jogo. Perceber que o jogo tem vários momentos, que precisa de ritmos diferentes, que precisa de pausas, por exemplo.

    4d) Espírito colectivo dentro e fora do campo. Em campo, ser um exemplo; colocar as potencialidades individuais ao serviço da equipa mas ter coragem de arriscar o individual em certos momentos, por exemplo, como fez de forma excelente o João Amaral no último jogo. Fora do campo, ser alguém que apoia e ajuda os outros a realizarem o seu trabalho.

    (continua)

    ResponderEliminar
  6. 5) Não pressiono ninguém e quem sou eu para interferir no trabalho de quem quer que seja? Eu sou um simples sócio. Em todo o caso, exprimir opiniões não pode ou deve ser entendido como pressionar ninguém.

    6) Eu disse que o Pedrinho foi uma das chaves da subida de divisão e não a chave. Mais uma vez, perceba que está a analisar mal a situação. É sempre um grupo que consegue os objetivos, embora haja sempre maiores e menores contributos. Não podemos dar o mesmo peso a tudo. Não faz sentido.

    Bom fim-de-semana e que o nosso Pedras ganhe no Salgueiros. É isso que importa.

    ResponderEliminar