domingo, 12 de abril de 2015

SC Coimbrões 2 - FC PEDRAS RUBRAS 1 (João Van Zeller)


FC PEDRAS RUBRAS: Ricardo, Mancilha, Tó, Marcos, Chuca, Seidi (Diogo), Alex, Samuel (Fonseca), Pedrinho, Van Zeller (João) e Biscoito.

O nosso Pedras perdeu hoje por 2-1 no sintético do Coimbrões, num jogo em que a equipa se bateu globalmente bem apesar da derrota. Resumindo rapidamente o jogo, vi uma primeira parte equilibrada, em que o Coimbrões começou melhor mas que, gradualmente, o Pedras Rubras foi subindo no terreno e ganhando confiança. Não existiram oportunidades de golo claras e o nulo ao intervalo justificava-se. A segunda parte começou nos mesmos moldes até que, aos 55 minutos, no seguimento de um canto e aproveitando um erro de marcação ao segundo poste, o Coimbrões chegou ao golo. A resposta maiata foi pronta e, em 4 minutos, uma grande penalidade bem assinalada a castigar falta sobre o Biscoito, resultou no empate, concretizado pelo Van Zeller. A nossa equipa também não teve muito tempo para beneficiar da igualdade, porque aos 65 minutos novo erro defensivo (que não pode acontecer a este nível) resultou em nova vantagem caseira. O Pedras Rubras reagiu bem, mostrando carácter e dignidade, e procurou até ao fim a igualdade, mas o anti-jogo da equipa de Coimbrões, com vários jogadores a deixarem-se cair lesionados para fazerem correr o relógio, a ação do árbitro assistente do lado da bancada, sempre pronto a levantar a bandeirola, e a falta de eficácia e frieza em alguns momentos não o permitiram.

Gostaria de salientar algumas ideias sobre o que vi hoje:

1) A equipa está claramente melhor nesta fase do que na fase regular do campeonato. Por exemplo, comparando este jogo com o primeiro feito em Coimbrões, a equipa está mais coesa, confiante e ligada.

2) O jogo de hoje foi num dos campos mais difíceis da série, não só pela qualidade da equipa local mas pelo ambiente de pressão que se coloca sobre os diversos elementos do jogo, perfeitamente visível na ação do fiscal de linha do lado da bancada.

3) Apesar de globalmente a equipa ter estado bem, não tenho como fugir a elogiar novamente alguns jogadores. O Pedrinho é de uma dedicação, atitude e qualidade de jogo que merece todos os elogios. Nunca desiste dos lances, ganha muitas bolas que parecem perdidas e que muitos jogadores desistiriam de disputar, sabe posicionar-se, assume o jogo e olhos nos olhos o adversário. Assim dá gosto ver um jogador envergar a nossa camisola. O mesmo digo do Alex. Experiência, carácter, qualidade de jogo, fantástico. Grande dia em que o Alex, juntamente com o Tó, vieram do Perosinho no já afastado ano de 2008 e se mantêm no nosso clube desde então. Vou sentir muita falta destes jogadores quando terminarem o seu ciclo no clube. Uma palavra também para o Mancilha, que tem feito boas exibições, para o Biscoito, que fez o que pôde contra uma defesa fisicamente muito forte.

4) Com esta atitude e mentalidade, estou cada vez mais confiante num bom resultado final. É preciso, mantê-la em todos os jogos, em todos os minutos.

5) Há dois aspectos que não são tão positivos: os erros defensivos, que custa muito ver e penalizam o trabalho de uma equipa que até está a praticar bom futebol; em segundo lugar, sentir que, nas fases do jogo em que o resultado é positivo, a equipa se deixe amarrar um pouco pela ideia do que está a conseguir em vez de procurar mais e exprimir em campo as qualidades que tem. Se a equipa se libertar um pouco dessa sensação e for ambiciosa conseguirá mais e conseguirá porque tem qualidade para isso. Eu sei que esta ação é natural e acontece com quase todas as equipas para as quais cada ponto é precioso, mas há que tentar evoluir nesse aspecto.

6) Em suma, apesar da derrota, e descontando os dois erros defensivos, gostei do que vi. A equipa está unida e claramente focada no objetivo. Domingo, há que ganhar ao Gondomar para ficar mais próxima de o conseguir.

Abraço e boa semana de trabalho ao grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário