domingo, 28 de março de 2010

F. C. de PEDRAS RUBRAS 1 - Valonguense 1 (Paulo Eduardo)


O nosso Pedras perdeu dois pontos na luta pela subida, empatando ontem em casa com o Valonguense a uma bola. Qualquer análise a este jogo deve ressalvar que a equipa não tem podido contar com jogadores importantes como o Tó, o Luís e o Guedes.

Dito isto, o jogo de ontem começou com o P. Rubras em busca do golo como lhe competia, nem sempre da melhor forma, mas assumindo claramente as rédeas do desafio. O Valonguense, por sua vez, deu sempre a indicação que podia ser perigoso no contra-ataque. Numa perda de bola a meio-campo, parece-me que precedida de falta, um jogador do Valonguense isola-se e marca na primeira oportunidade e única que a equipa forasteira teve ao longo do jogo.

O Pedras Rubras demorou a reagir a este golpe e, com alguns elementos abaixo do que podem apresentar, apenas começou a empurrar o adversário no parte final dos 45 minutos. Entretanto, alguns lances de perigo iam sendo desperdiçados por erros no último passe, quer na sua execução, quer na sua leitura.

Perante o decorrer do jogo, o treinador opta, e bem na nossa opinião, por substituir o Ricardinho pelo Paulo Eduardo. O primeiro minuto da 2.ª parte demonstra o acerto dessa alteração quando, após uma tabela com o Peter, o Paulo Eduardo conclui uma bela jogada individual com o golo do empate. Nessa altura, pensou-se que o mais difícil estava feito e que os três pontos iam ser conquistados, com maior ou menor dificuldade. Mas tal, infelizmente, não sucedeu. A equipa não foi constante na pressão e alternou bons períodos com outros em que permitiu ao Valonguense dominar o meio-campo. Sentiu-se, em alguns períodos, que se perdia a luta a meio-campo, talvez pela inferioridade numérica nesse sector.

O treinador Caneco faz uma segunda substituição, retirando o Areias e colocando o Luís e uma terceira, retirando o Hugo e colocando o Paiva. Compreende-se a saída de ambos os jogadores, pelo cansaço apresentado. As opções e a sua colocação em campo não me pareceram totalmente acertadas, mas de fora, e depois do jogo, é fácil falar. Em todo o caso, faltou à equipa, no seu conjunto, dar mais um pouco na recta final para obter a vitória frente a um adversário combativo que já havia ganho em Alpendorada.

Algumas notas finais. Aplaudir a grande atitude, já habitual, do Artur Alexandre (o exemplo do costume); do Hugo: correu quilómetros e deu tudo o que tinha. Ainda assim, é preciso temperar um pouco o dispêndio de energia nos lances, avaliá-los bem, para poder durar mais em campo. Uma última nota para o Magalhães. Já há várias jornadas que este jovem jogador merece uma nota de destaque. Desde a sua chegada a Pedras Rubras sente-se uma grande evolução. Está um jogador mais maduro, mais confiante e estas duas qualidades são fundamentais. Nota ainda para o público, que apareceu em número razoável. Continuem nesta linha.

Em termos das contas da subida, esta jornada reforçou o 1.º lugar do Sousense, que ganhou em casa ao Ataense por 2-1. A equipa da Foz do Sousa tem agora 5 pontos de vantagem sobre nós e sobre o Alpendorada que, felizmente, também não conseguiu mais do que um empate em casa com o Grijó.

Isto significa que, salvo uma queda de forma do Sousense e das arbitragens, o Pedras vai lutar pelo 2.º lugar com o Alpendorada, sendo fundamental ganhar os dois próximos jogos antes da deslocação ao Marco de Canaveses. Após o empate em Arcozelo e agora com o Valonguense, é pouco o espaço para erro nesta recta final do campeonato. É preciso dar tudo em campo.

Continua tudo em aberto. A equipa mantém-se invicta, unida e com determinação para dar uma lição a muita gente.

Abraço.

Sem comentários:

Enviar um comentário