domingo, 15 de novembro de 2009

F. C. de PEDRAS RUBRAS 1 (Varela) - Arcozelo 2


Um balde de água gelada foi o que todos os sócios do Pedras sentiram ontem.
.
Um breve resumo do jogo começa com a observação de que era muito difícil jogar futebol ontem, sobretudo nos primeiros 45 minutos. A chuva intensa não permitia muito mais do que pontapé para a frente e o poder físico era o argumento mais importante. Neste quadro, percebe-se que a natureza mais técnica e de futebol ligado da nossa equipa não a tenha deixado adaptar-se da melhor forma. De facto, o Arcozelo beneficiou de um ligeiro ascendente e das melhores oportunidades na primeira parte. Com um pouco de sorte em alguns lances defensivos, o Pedras Rubras conseguiu chegar ao golo quase em cima do intervalo. Na marcação de um livre, Ricardinho centrou bem para uma boa finalização do Varela. O intervalo chegava com a vantagem feliz do Pedras por 1-0.
.
Com uma ligeira melhoria do tempo na segunda parte, o Pedras entrou a controlar melhor o jogo. No entanto, e quando nada o fazia prever, um erro de marcação da nossa defesa permitiu ao Arcozelo chegar ao empate. Como é óbvio, o golo moralizou o Arcozelo e deixou um pouco intranquila a nossa equipa. Ainda assim, os jogadores partiram em busca de nova vantagem e quase a conseguiriam perto do fim, quando o Artur Alexandre falhou uma grande penalidade (só não falha quem não marca). Se esse foi um balde de água fria, o gelo ainda estava por chegar. No último lance do jogo, quando o Pedras estava naturalmente balanceado no ataque, quando contava com menos um jogador (expulsão do Luís), um rápido contra-ataque da equipa gaiense resultou no segundo golo.
.
Agora, uma análise mais pessoal sobre o jogo, válida como a de qualquer outro adepto:
.
1.º: Futebol é isto mesmo. Se na Lixa eles falharam um penalty e nós marcamos no fim do jogo; ontem, passou-se exactamente o contrário: falhou-se um penalty e eles marcaram já em período de descontos. Na Lixa tivemos a sorte do nosso lado; ontem, a sorte estava com o Arcozelo.
.
2.º: Mas a sorte é só um elemento do jogo. Quanto à atitude? A salva de palmas que os jogadores mereceram no final fala por si. Apesar da derrota, as pessoas perceberam que o tempo prejudicou a nossa equipa - e ontem não era tanto uma questão de saber adaptar-se ao terreno, ou seja, só se pode modificar a natureza técnica dos jogadores até certa medida -, que estes deram tudo o que tinham e, finalmente, que a sorte ontem esteve mais do lado do Arcozelo.
.
3.º: Custa-me fazer qualquer crítica tendo em conta todas as condicionantes que envolveram o jogo de ontem. Lesões, intempérie, expulsão, falhar grande penalidade..., mas parece-me que o sector mais avançado da equipa precisa de ser, senão reforçado, pelo menos repensado. Se há algo que está a falhar neste início de época, é sobretudo o sector ofensivo, algo que já vem da época passada. Os erros defensivos de ontem comprometeram, mas estruturalmente não tem sido nem me parece um problema. Acontecem e resolvem-se com um pouco mais de concentração.
.
4.º: Se há coisa que me incomoda é quando pessoas que defendem as mesmas cores - sejam sócios ou os próprios jogadores - começam a discutir entre si, em vez de direccionarem as suas energias no sentido positivo. E todos devem esforçar-se nesse sentido.
.
5.º Duas notas positivas:
a) para as exibições do Ricardinho e do Tó. Acho que foram duas belas exibições ontem. O Ricardinho muito solto e esforçado no meio-campo e o Tó sempre seguro na defesa.
b) saudar os adeptos que, não obstante as más condições que conhecemos, apareceram para creditar o seu apoio ao Pedras.
.
Ontem apenas se perderam 3 pontos, nada mais do que isso. A equipa continua a ter as mesmas virtudes que a fizeram chegar ao 1.º lugar por duas vezes e que a recolocará nessa posição no final.
.
Abraço a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário