quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Luís, n.º 9


No futebol, como na vida, há que saber conviver com a crítica mas há também que saber criticar. Ou seja, as críticas só fazem sentido se forem bem pensadas, bem justificadas e procurando atingir bons objectivos.
.
Digo isto a propósito do que se tem falado do nosso ponta-de-lança Luís. Realmente, é inegável que o Luís se encontra num período de baixa de forma, algo a que os sócios não podem ficar indiferentes. Pessoalmente, custa-me ver essa baixa de forma não apenas pelo que a equipa perde, mas também pelo próprio jogador, porque ninguém melhor do que ele quererá fazer melhor e sentirá o facto de não estar a jogar o futebol que sabe.
.
Mas deste sentimento a certas críticas vai uma grande distância e por duas razões. A primeira prende-se com a memória, algo que no futebol é curto e que não devia ser assim. O Luís, nas últimas épocas, foi o nosso melhor avançado, o nosso melhor marcador, basicamente, o "abono de família" no ataque. A questão que se colocava era arranjar alguém para não deixar o Luís só lá na frente. A segunda razão é pragmática, ou seja, o Luís não tem sido titular. Seria mais difícil condenar certas críticas se o Luís fosse titular, em detrimento de jogadores em melhor forma. Mas, e na maior parte das vezes bem, o treinador tem optado por colocar o Luís na equipa por períodos, penso que de modo a permitir uma recuperação gradual do jogador. Por isso, quando se crítica o jogador nestas condições é dizer para não o deixarem mais jogar, o que, na minha opinião, não faz sentido. Todos nós passamos por bons e por maus momentos, por alturas em que as coisas correm melhor e em que temos mais confiança nas nossas capacidades. Outras vezes, por muito que nos esforcemos, parece que nada corre bem.
.
Gostaria, a um outro nível, de valorizar novamente o espírito de união que caracteriza este grupo, realidade que engrandece o clube. Aplaudir as mensagens do Vitor e do Humberto de apoio ao seu colega de equipa. Estas atitudes são importantes. Quando falo, muitas vezes, que os jogadores devem ter atitude nos jogos. Esta só faz sentido se, fora das quatro linhas, forem correspondidas por outros gestos ainda mais importantes. Fico muito feliz, que este blogue sirva de veículo para estas acções.
.
Finalmente, uma palavra de apoio para o Luís deste sócio n. 282. Não é que ele precise, mas aqui fica. Dizer que o que tem corrido mal esta época não apaga, nem desvanece, as alegrias que nos deu nas épocas passadas, com os seus golos, alguns deles ao cair do pano, com grandes explosões de alegria dos sócios. Afirmar que tem muita qualidade e que, mais jogo menos jogo, voltará a demonstrá-la e a dar essas alegrias a nós e a ele próprio.
.
Abraço e continuem a comentar, porque também passa pelas discussões, pela massa crítica, a força de um clube.

1 comentário:

  1. amigo ta aki o homem das criticas para te pedir desculpa...luis acredito na tua recuperaçao...amigo eu sei que ainda vais marcar muitos golos...desculpa la amigo..eu como socio e que tou a ver as enquipas todas encostadas a nossa caso do grijo e nogueirense mas tou confiante que vamos dar a volta a isto......abraço e domigo manda a bola para o fundo das malhas luis...vamos la amigo força luis tamos contigo

    ResponderEliminar