quarta-feira, 27 de maio de 2015

Play-off sorteado: FC PEDRAS RUBRAS - CD Cerveira


O sorteio do play-off foi hoje realizado e ditou-nos um confronto com o Clube Desportivo Cerveira, equipa da série A. Ditou também que o primeiro jogo será em Vila Nova de Cerveira e o segundo em Pedras Rubras. Não foi um mau sorteio mas, como sempre, tudo dependerá da atitude e do querer que é demonstrado em campo. Eu acredito que vamos conseguir a manutenção. Para isso, será fundamental o apoio dos sócios.

O Cerveira fez duas fases de campeonato muito distintas. Uma primeira fase boa para o objetivo da manutenção, tendo terminado no que se poderia pensar ser um "confortável" sexto lugar, com 23 pontos (6 vitórias/5 empates/7 derrotas). Uma segunda fase fraca, tendo sido ultrapassado por várias equipas e ficado com 25 pontos (3 vitórias/4 empates/7 derrotas).

Eis o resultado do sorteio:

1.ª mão | 06 de junho de 2015
SC Mineiro Aljustrelense – AC Malveira
CD Gouveia – FC Tirsense
CD Cerveira – FC Pedras Rubras
CD Fátima – Naval Futebol SAD

2.ª mão | 10 de junho de 2015
AC Malveira – SC Mineiro Aljustrelense
FC Tirsense – CD Gouveia
FC Pedras Rubras – CD Cerveira
Naval Futebol SAD – CD Fátima


Abraço.



domingo, 24 de maio de 2015

Classificação final


FC PEDRAS RUBRAS 2 (João Jesus e Biscoito) - Moimenta da Beira 0

Com a melhor assistência da época, e como era bom que fosse sempre assim, o nosso Pedras fez o que lhe competia e ganhou por 2-0 ao Moimenta da Beira. Um golo em cada parte valeu a vitória mas foi insuficiente para garantir, desde já, a manutenção. Uma vez que tanto o Sobrado como o Lourosa também ganharam os seus jogos caseiros, cabe-nos disputar um playoff.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

terça-feira, 19 de maio de 2015

Jogo de todas as decisões

Um jogo que decide uma época, que pode compensar todos os sacrifícios, todo o trabalho. Esta é a realidade para Domingo e para a recepção ao Moimenta da Beira. De facto, quase todas as decisões relativas à manutenção ficaram guardadas para a última jornada. A única certeza é que o Moimenta da Beira será uma das duas equipas que descerá directamente aos distritais.

Com a vitória em Cinfães, o Pedras Rubras conquistou uma posição que abre excelentes perspetivas, mas ainda não ganhou nada. É preciso dar tudo neste jogo e não subestimar o adversário que, apesar de já nada ter a defender a não ser o brio profissional, tem qualidade. Todavia, o nosso Pedras joga em casa e, com o apoio de todos, tem tudo para conquistar os 3 pontos. A este propósito, achava uma boa ideia fazer o que o Espinho fez nesta jornada e o que o Sobrado fará Domingo, ou seja, abrir as portas a todos os sócios e simpatizantes do FC Pedras Rubras. Penso que se justifica e o clube só tinha a ganhar com isso.

Mas quais são as contas para a última jornada?

Se o Pedras Rubras ganhar, assegura a manutenção directa desde que o Lourosa ou o Sobrado, uma delas não ganhe o seu jogo. Recordo que as duas equipas jogam em casa, mas com elevado nível de dificuldade: o Sobrado recebe o Espinho, num autêntico duelo de vida ou morte e o Lourosa recebe o Gondomar, equipa que lidera esta fase ainda sem derrotas.

Se o Pedras Rubras empatar, assegura a manutenção directa desde que o Lourosa perca e o Espinho não ganhe em Sobrado. Caso o Lourosa empate ou ganhe, teremos de disputar o playoff. Uma coisa é certa, o Pedras Rubras empatando, nunca descerá Domingo. Isto porque Espinho ou Sobrado terão de perder pontos. Daí a importância do golo tardio em Cinfães.

Se o Pedras Rubras perder, poderá não descer. Para isso, o Espinho não poderá ganhar em Sobrado. Caso o Espinho empate, fica com os mesmos pontos que nós, mas perde no confronto directo.

São muitas contas para nós sócios, mas não para os jogadores, que deverão focar-se apenas em ganhar o jogo. Se tivessemos empatado em Cinfães, era obrigatório vencer o Moimenta. Por isso, há que ir com esse espírito e só pensar em ganhar, embora, repito, com o máximo respeito que merece a equipa do Moimenta da Beira.

Terminava, pedindo o máximo apoio à equipa Domingo, comece o jogo a correr bem ou a correr mal. Apoiar durante os 90 minutos e empurrar a equipa para a vitória e para a tão desejada manutenção.

Abraço.

domingo, 17 de maio de 2015

Grande vitória: Cinfães 0 - FC PEDRAS RUBRAS 1 (Pedrinho)

O nosso Pedras conseguiu hoje uma vitória importantíssima em Cinfães que poderá revelar-se decisiva para o grande objetivo da época: a manutenção. A equipa combateu, nunca desistiu e acabou por ter a felicidade do jogo, quando chegou ao golo já nos descontos. Depois de uma primeira parte equilibrada e sem grandes lances a registar, a segunda parte trouxe um Cinfães mais dominante e perigoso, mas a nossa equipa conseguiu suster essa iniciativa e acabou por conquistar os três pontos, fruto dessa atitude combativa que caracteriza o Pedras Rubras e é uma das suas principais valias. Uma palavra para os nossos adeptos que conseguiram ir a Cinfães e que foram muito importantes no apoio que deram à equipa.

Abraço.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Alex, um grande jogador




Gostaria de ter mais tempo para falar do nosso clube e alimentar este blogue mas, não obstante essa falta de tempo, não posso deixar de prestar a minha homenagem a um jogador que tem grande qualidade e, tão ou mais importante, alia essa qualidade a uma enorme atitude durante os jogos. Falo naturalmente do Alex, jogador que chegou à nossa casa em 2008 vindo do Perosinho, já lá vão quase sete anos, e que durante esses anos tem sido um exemplo, mantendo uma regularidade impressionante. É um jogador completo: tem técnica, sabe ler o jogo e posicionar-se, sabe defender e atacar, fazendo muitos golos para a posição que ocupa em campo. Este ano é o nosso melhor marcador. O ano passado, na sondagem deste blogue, foi eleito como o melhor jogador.

É com jogadores e pessoas assim que se constrói a mística de um clube e é por isso que, para mim, o Alex ocupará sempre lugar na galeria dos exemplos deste nosso clube, um clube pequeno em muitas coisas, mas que nada lhe impede de ser grande nos valores e nas atitudes.

Hoje, recordo um dos momentos altos do Alex no nosso clube, quando marcou o segundo golo ao União da Madeira e nos permitiu eliminar a equipa da II Liga e avançar na Taça de Portugal, golo que felizmente tive a oportunidade de filmar e que aqui recordo. Tratou-se de um momento de grande alegria.

Concluo, agradecendo o muito que o Alex já nos deu ao longo dos anos e desejando que se prolongue esta ligação. Ao contrário de muitos jogadores que passam e não deixam memória ou saudade, certamente o Alex já escreveu a sua página no clube e esta será recordada.

Abraço.


domingo, 10 de maio de 2015

Lus. Lourosa 6 - FC PEDRAS RUBRAS 0

O nosso Pedras teve uma jornada muito negra, perdendo por 6-0 no Lourosa, equipa que ainda não tinha ganho em casa nesta fase. O resultado fala por si e mostra que faltou muita coisa, mas o tempo é de unir forças e interiorizar uma única ideia, sem contas, receios ou hesitações: os dois jogos que faltam são para ganhar. A equipa só depende de si para garantir a manutenção, mas já não tem mais margem para errar, uma vez que o Espinho e o Moimenta da Beira foram ganhar os seus jogos fora de casa. Devemos olhar para os dois jogos com coragem e determinação na procura de duas vitórias. Na próxima jornada, a deslocação é a Cinfães, equipa difícil mas que já tem a sua situação definida. Isto quer dizer que os jogadores do Pedras Rubras terão de querer ganhar mais o jogo e de fazer por isso como sucedeu com o Espinho.

Gostaria de terminar, afirmando com convicção que não é um resultado mais negativo que retira a qualidade e atitude que caracteriza, globalmente, este grupo. E acredito que, nestas últimas jornadas, essa atitude virá ao de cima.

Abraço.


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Resultados e Classificação da 11.ª Jornada


FC PEDRAS RUBRAS 0 - Sp. Espinho 0


FC PEDRAS RUBRAS: Ricardo, Abílio, Tó, João Jesus, Chuca, Seidi, Samuel, Alex, Pedrinho, Diogo e Biscoito. Jogaram ainda Dinis, João Pedro e Van Zeller.

Ontem, quem foi ao Estádio saiu satisfeito, se não inteiramente com o resultado da sua equipa, com a intensidade e emoção que marcou o jogo do primeiro ao último minuto. De facto, foi um jogo intenso ao longo dos 90 minutos, com diversas ocasiões de golo para ambas as equipas, com os jogadores a se empregarem a fundo e com uma assistência em bom número, que deu outro ambiente e motivou os jogadores. Apesar do equilíbrio ter sido a nota dominante, o Pedras Rubras esteve mais tempo por cima na primeira parte, dispondo de várias oportunidades de golo, enquanto o Sporting de Espinho acabou melhor. Com o evoluir da segunda parte, talvez por menor frescura física e/ou por pesar na mente do grupo a prioridade de garantir, pelo menos a igualdade e, desse forma, a vantagem no confronto directo com o Espinho, senti que a nossa equipa procurou acima de tudo garantir esse ponto em vez de arriscar ganhar o jogo. Como sempre, só o futuro dirá se soubemos garantir um ponto ou não soubemos conquistar três.

Em todo o caso, há que dar os parabéns aos jogadores de ambas as equipas. Lutaram, suaram a camisola e procuraram fazer o melhor. E isso é o mais importante. Gostei também de ver a boa assistência deste jogo. Uma nota para a claque do Espinho, na forma como sempre apoiou pela positiva a sua equipa, o que é sempre de aplaudir.

Olhando para os resultados e para a classificação, vemos que a jornada de ontem não foi má. Ganhamos um ponto ao Moimenta da Beira, que perdeu em casa com o Coimbrões, e mantivemos a vantagem de um ponto para o Lourosa (empatou em casa com o Sobrado) e de quatro pontos (cinco no confronto directo) para o Sp. de Espinho. Faltam 3 autênticas finais, duas fora (Lourosa e Cinfães) e uma em casa, no último jogo, com o Moimenta da Beira. Domingo, a final será em Lourosa, equipa que ainda não conseguiu ganhar em casa nesta fase da manutenção. Na primeira volta desta fase, registou-se um empate 1-1.

Abraço.