terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mudança de Treinador: sai Rui Amorim e entra Caneco


Rui Amorim não é mais o treinador do F. C. de Pedras Rubras. Na segunda-feira, direcção e treinador chegaram a um fácil entendimento nesse sentido. Caneco, que já passou pelo nosso clube, será o seu sucessor.
.
Ao Rui Amorim, resta agradecer o trabalho desenvolvido e desejar-lhe as maiores felicidades. O futebol é mesmo assim. Quando as coisas pareciam muito bem encaminhadas, as exibições e os resultados começaram a não aparecer e este cenário afigurava-se cada vez mais provável. Vamos acreditar que foi a melhor solução para ambas as partes.
.
António Monteiro, mais conhecido no mundo do futebol por Caneco, será o próximo treinador. Trata-se de um regresso, uma vez que Caneco já orientou o nosso Pedras na época 2003/2004, quando estávamos na 2.ª B. Nessa altura, veio substituir José Pedrosa após uma série de quatro derrotas. O seu primeiro jogo, da 31.ª jornada, correu da melhor maneira: vitória no terreno do Infesta por 2-1. O objectivo era a manutenção, tendo então sido conseguido. Deixo aqui a memória dessa altura.
.
Na minha opinião, o sucesso de uma equipa de futebol passa mais pelos jogadores do que pelo treinador. Sem os jogadores saberem, poderem ou quererem, o treinador pouco pode fazer, mas este é fundamental nas escolhas que faz (desde a definição do plantel à escolha da equipa...) e na capacidade de motivar o grupo. E é isso que eu gostava de ver: as melhores escolhas (no caso, colocar em campo os melhores e os que mais lutam) e uma grande capacidade de motivação do grupo. A mentalidade e a moral dos jogadores e do grupo é a chave para a subida.
.
Quanto aos sócios, pede-se o mesmo de sempre: apoiem a equipa e acreditem que, passados dez anos, vamos novamente subir aos nacionais.
.
Abraço.

2 comentários:

  1. É mais um excelente técnico que acaba por ser sentenciado com a demissão, em função dos últimos resultados negativos (três derrotas consecutivas). A sua saída, a meu ver, a exemplo do que aconteceu nos últimos tempos com outros conceituados treinadores (estou a recordar-me do Francisco Chaló e do Zé Paulo), não se pode identificar com qualquer falta de competência. Antes pelo contrário! Mas, o futebol é isto mesmo. Quando os resultados não surgem, é às Direcções que compete tomar decisões no sentido de minorar e/ou solucionar os problemas. E, na maioria dos casos, elas optam pela "chicotada psicológica"; opção sempre discutível e nem sempre capaz de proporcionar os resultados pretendidos, mas, sempre compreensível!
    Posto isto, resta-me desejar as maiores felicidades ao sr. RUI AMORIM e dar, de novo, as boas vindas ao sr. ANTÓNIO MONTEIRO (CANECO), na esperança de que este, com o seu trabalho, consiga remotivar o grupo e levá-lo a obter aquilo que todos ansiámos: muitas vitórias e (porque não?) sermos campeões!
    Um abraço e cumprimentos para todos.
    Fernando Santos.

    ResponderEliminar
  2. o mal nao está no treinador, mas sim em quem gere o futebol...ja que o Doutour passou a passta a uma pessoa que de futebol nao percebe nada, e nem via que a equipa precisava de reforços e nao queria gastar um centimo, mas exigia a subida. e outrA PALAVRA PARA O CAPITÃO DE EQUIPA, que é mt diferente do do ano passado, apesar de ser a mesma pessoa, fez bem a cama ao treinador e pk será...jogadores assim nao interessam e o futebol ta cheio deles...vão ver como o artur alexandre agora vai correr mt...um dia explico pk...

    João Simões

    ResponderEliminar