domingo, 20 de novembro de 2011

Rio Tinto 1 - F. C. de PEDRAS RUBRAS 0

F. C. de PEDRAS RUBRAS: Humberto, Abílio (J. Jesus), Tó (expulso aos 73 m.), Fernando, Marito, André, Alex, Domingos, Ricardinho (Santa Cruz), Carlitos II e Carlitos I (A. Oliveira).

Enquanto a equipa não compreender que tem de entrar com a mesma atitude forte em todos os jogos, independentemente do adversário e campo, e do primeiro ao último minuto, não vamos a lado nenhum. Frente a um Rio Tinto perfeitamente ao nosso alcance, que tinha apenas uma vitória, estivemos muito mal, sobretudo na primeira parte. Uma actuação adormecida e lenta permitiu ao adversário crescer durante o jogo, na medida em que foi acreditando que o Pedras Rubras não seria assim um obstáculo tão difícil de ultrapassar. Uma equipa joga o que a outra deixa jogar. Cresce mediante o que vê do outro lado e do nosso lado viu-se muito pouco. Ofensivamente, quase não existimos. Equipa bastante mediana, o Rio Tinto também nada fez na primeira parte, a não ser o golo. Nos últimos minutos da primeira parte, um livre (espécie de canto mais curto e interior) na esquerda deu origem ao único lance de perigo e resultou logo em golo. Bem batida, a bola foi em arco, bateu no segundo poste, num jogador nosso e entrou. Ao intervalo, o resultado mais justo seria o nulo, tendo em conta a pobreza. Mas o golo castigava a inoperância da melhor equipa, a nossa.

Na segunda parte, as melhorias não foram significativas. Em todo o caso, a equipa procurou um pouco mais a baliza adversária e teve uma bela oportunidade para chegar à igualdade. Uma descida rápida pela direita do Carlitos II, bom cruzamento e o Ricardinho, em posição privilegiada, a rematar por cima. Por volta da meia hora chegava o caso do jogo, com um possível penalty por mão de um jogador do Rio Tinto a não ser assinalado. Duplo prejuízo, uma vez que, por protestos, o Tó viu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho. A missão tornava-se muito mais difícil, mas viu-se aí mais querer do que, por exemplo, em toda a primeira parte. Os jogadores sentiram a injustiça e lutaram para chegar à igualdade, mas já era tarde. Com menos um e contra uma equipa confiante já na vitória, pouco se conseguiu fazer.

Enfim, uma derrota por culpa própria e não imposta pelo adversário. Se fosse marcado, o penalty podia escrever outra história para o jogo, mas não pode servir de desculpa para a má exibição. Quanto à arbitragem, muito irritante, sobretudo no tempo perdido em cada falta marcada, em cada cartão mostrado, em cada jogador lesionado. Exigente em demasia no lugar onde as faltas deviam ser marcadas, ou seja, a ser uma causa do jogo não fluir. Sem qualidade.

Embora se deva sempre falar em equipa, há claramente jogadores que empurram a equipa para patamares mais elevados e outros que a arrastam para a mediania. Neste jogo, como exemplos positivos, a meu ver, tivemos sobretudo o Carlitos II e o André. Quanto às substituições, embora não seja meu hábito comentá-las, penso que a saída do Carlitos I não foi uma boa opção, mas o treinador é que lida diariamente com os jogadores.

Abraço.

3 comentários:

  1. realmente temos de reconhecer que hoje não estivemos ao nosso melhor nivel, mas não foi por falta de atitude, foi sim pq há dias em que as coisas correm menos bem e hoje foi um desses dias, mas tb queria realçar que mal começou o jogo sentimos que para além da equipa adversária e do estado do relvado, iamos ter outro adversário que era a equipa de arbitragem...isso não serve de desculpa, nem eu estou aqui a desculpar-me do que quer que seja, apenas quero que nos deixem jogar o nosso futebol sem nos prejudicarem...
    deixo aqui uma palavra aos adeptos que nos têm acompanhado, pois o apoio é muito importante, e continuo a dizer, acreditem neste grupo, pq as contas fazem-se no fim...
    para a semana temos um jogo para vencer e o apoio é fundamental...


    um pequeno aparte,a bola não bateu nas minhas costas no lance do golo....eu desviei para o poste e a bola bate num colega meu e entra....

    abraço....

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário Humberto. É sempre bom ouvir a perspectiva de quem está lá dentro. Acho que não correu bem porque, sobretudo, não se quis o suficiente (e já custa ver alguns destes jogos nas últimas épocas) mas, obviamente, respeito a tua opinião. Quanto ao lance do golo, peço desculpa e já corrigi. Realmente, tinha ficado com dúvidas se a bola tinha batido nas tuas costas ou se no Abílio.

    Abraço e que Domingo o Baião sofra as consequências.

    ResponderEliminar
  3. eu sei que por vezes quem está de fora pensa que lá dentro não "queremos" nada com aquilo, mas eu estou à vontade para falar, pois vou para cada jogo como se de uma final se tratasse, e em nome do grupo tb falo, a malta tem muita vontade em fazer um bom campeonato juntamente com esta nova equipa técnica e direcção...como é óbvio nem sempre tudo corre como queremos, mas em todos os Domingos dá-mos o nosso melhor pelo clube e para honrar a camisola que vestimos.
    volto a frisar, acreditem em nós, pois o grupo é jovem mas com qualidade e com muita vontade de mostrar o seu valor....

    Domingo o pensamento só pode ser um...GANHAR!!

    grd abraço....

    ResponderEliminar