segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Breves notas

Duas breves notas:

A primeira para referir uma breve alusão à mudança de técnico no nosso clube por parte do programa "Liga dos Últimos". O professor Hernâni Gonçalves deseja boa sorte ao novo técnico Caneco.

A segunda para deixar a referência a uns clips de vídeo que estão no Youtube relativos ao jogo em Grijó. Infelizmente, só colocaram o golo do Grijó e o penalty falhado. Ainda assim, aqui deixo os links:

http://www.youtube.com/watch?v=PokIRxO_jTE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=rbHsVyIXl7g




sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Nogueirense - F. C. PEDRAS RUBRAS (Antevisão)


Antes do Nogueirense, ainda umas breves referências ao jogo com o Alpendorada. Para salientar, segundo me disseram, mais um belo golo do Luís e uma boa exibição do guarda-redes Beleza, com a defesa de um penalty a coroar uma postura muito segura ao longo de todo o encontro. Ficam as menções sempre justas. E os parabéns ao treinador Caneco que parece estar a optar pelas melhores soluções.


Quanto ao jogo de Domingo com o Nogueirense, um dos mais apetecidos derbys maiatos, espera-se um jogo de elevado grau de dificuldade. Não só pela rivalidade entre os clubes, mas sobretudo pela subida de forma da equipa de Nogueira. Depois de um começo de campeonato bastante aquém das expectativas, o Nogueirense tem vindo a somar pontos e é, actualmente, o 5.º classificado com 22 pontos (6 V - 4 E - 4 D), menos 2 que a nossa equipa.


Em todo o caso, isto só significa uma coisa: que, Domingo, o Pedras Rubras vai somar mais uma bela exibição e mais uma vitória frente a uma boa equipa. Como disse antes do Alpendorada, o Pedras tem qualidade para ganhar em qualquer campo e a qualquer adversário. Temos muito bons valores, uma equipa rotinada, coesa e que une a experiência à juventude.


Como sempre, FORÇA PEDRAS, rumo à subida...


Abraço.




domingo, 13 de dezembro de 2009

F. C. de PEDRAS RUBRAS 1 - Alpendorada 0

O nosso Pedras ganhou ontem por 1-0 ao Alpendorada. Como não tive oportunidade de ir ver o jogo, fico à espera dos vossos comentários. Em todo o caso, trata-se de uma vitória moralizadora e o regresso aos bons resultados em casa. Reduziu-se para 4 pontos a desvantagem para o adversário de ontem e segundo classificado. O Grijó foi ganhar 6-3 ao Avintes pelo que o Pedras continua em 4.º lugar a nove pontos do Sousense que voltou a ganhar, desta feita 1-0 em casa contra o Arcozelo.
Abraço.

sábado, 12 de dezembro de 2009

F. C. de PEDRAS RUBRAS - Alpendorada (Antevisão)


Um jogo difícil espera a nossa equipa amanhã. O Alpendorada tem feito um bom campeonato e assume-se como um dos principais candidatos à subida. Em todo o caso, o Pedras tem apenas de pensar em ganhar os três pontos e voltar ao caminho das vitórias. A equipa joga em casa e tem qualidade suficiente para ganhar a qualquer adversário desta divisão.


Abraço.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Estreia de Caneco com empate 1-1 em Grijó

O nosso Pedras empatou ontem em Grijó a uma bola. Marcou primeiro, ainda nos primeiros 45 minutos, através de um excelente remate do Alex (o melhor golo da época ao que parece) tendo sofrido o empate no início da segunda parte. Falhou-se ainda um penalty e o Grijó ficou reduzido a 10 elementos desde os 65 minutos.
Segundo alguns adeptos do Grijó, o Pedras Rubras foi a melhor equipa que viram jogar este ano, o que me parece muito bom sinal e reflexo da boa exibição dos nossos jogadores. Ainda assim queixaram-se da equipa de arbitragem que, segundo eles, terá estragado o espectáculo.
Fico a aguardar a opinião dos nossos adeptos, se a quiserem deixar.
Um ponto em Grijó não deixa de ser positivo, ainda que fique a ideia que se podia ter conseguido a vitória. Com as vitórias do Sousense na Lixa (que tem sido acusado de ser levado ao colo pelas arbitragens) e do Alpendorada em casa frente ao Nogueirense, a nossa equipa está a 9 e a 7 pontos dessas equipas. Uma distância já significativa, mas não irreversível como acredito que os nossos jogadores vão demonstrar no final.
Abraço.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mudança de Treinador: sai Rui Amorim e entra Caneco


Rui Amorim não é mais o treinador do F. C. de Pedras Rubras. Na segunda-feira, direcção e treinador chegaram a um fácil entendimento nesse sentido. Caneco, que já passou pelo nosso clube, será o seu sucessor.
.
Ao Rui Amorim, resta agradecer o trabalho desenvolvido e desejar-lhe as maiores felicidades. O futebol é mesmo assim. Quando as coisas pareciam muito bem encaminhadas, as exibições e os resultados começaram a não aparecer e este cenário afigurava-se cada vez mais provável. Vamos acreditar que foi a melhor solução para ambas as partes.
.
António Monteiro, mais conhecido no mundo do futebol por Caneco, será o próximo treinador. Trata-se de um regresso, uma vez que Caneco já orientou o nosso Pedras na época 2003/2004, quando estávamos na 2.ª B. Nessa altura, veio substituir José Pedrosa após uma série de quatro derrotas. O seu primeiro jogo, da 31.ª jornada, correu da melhor maneira: vitória no terreno do Infesta por 2-1. O objectivo era a manutenção, tendo então sido conseguido. Deixo aqui a memória dessa altura.
.
Na minha opinião, o sucesso de uma equipa de futebol passa mais pelos jogadores do que pelo treinador. Sem os jogadores saberem, poderem ou quererem, o treinador pouco pode fazer, mas este é fundamental nas escolhas que faz (desde a definição do plantel à escolha da equipa...) e na capacidade de motivar o grupo. E é isso que eu gostava de ver: as melhores escolhas (no caso, colocar em campo os melhores e os que mais lutam) e uma grande capacidade de motivação do grupo. A mentalidade e a moral dos jogadores e do grupo é a chave para a subida.
.
Quanto aos sócios, pede-se o mesmo de sempre: apoiem a equipa e acreditem que, passados dez anos, vamos novamente subir aos nacionais.
.
Abraço.

Resultados e Classificação da 12.ª Jornada




domingo, 29 de novembro de 2009

F. C. de PEDRAS RUBRAS 0 - Rio de Moinhos 1




É complicado fazer um comentário sobre o jogo de ontem e o momento da época que vive o nosso Pedras. Gostaria de poder elogiar e não criticar, mas este momento terá de ser essencialmente de crítica ao desempenho da equipa. Aplaudir quando as coisas são bem feitas e criticar os erros quando eles se sucedem. É nos momentos maus que as equipas mais precisam de apoio, mas este não passa por dizer que está tudo bem, antes por apontar erros e pedir a sua correcção. Ao contrário da derrota com o Arcozelo, em que a equipa perdeu mas foi aplaudida no final, ontem tal não podia acontecer. Há muita coisa que tem de ser urgentemente corrigida, mas já lá iremos.
.
Quanto ao jogo, o Rio de Moinhos marcou um golo extremamente facilitado pela nossa equipa e esta pouco fez em concreto para dar a volta ao marcador. Não se criaram praticamente oportunidades de golo e até muito perto do final do jogo só se tinha rematado duas vezes à baliza ??? (depois mais dois remates, um deles, de Paulo Eduardo, com algum perigo). Como é que se pode marcar golos sem rematar à baliza? E isto perante um adversário que vinha de 5 derrotas, ou seja, uma equipa com a moral em baixo.
.
3 derrotas consecutivas; 3 derrotas em 6 jogos em casa; 11 golos em 12 jogos. Um cenário desolador perante um início de campeonato prometedor e perante os objectivos traçados. Mais do que atenuantes para estes resultados, que também existem, devem-se procurar e corrigir os erros que se têm cometido.
.
Que erros são esses? Já sabemos que em cada adepto de futebol há um treinador de bancada e eu não fujo à regra. Espero que outras análises sejam deixadas neste espaço.
.
1.º Parece-me claro que o maior problema continua a estar na capacidade ofensiva da equipa. Sabendo que esta não depende apenas do meio-campo mais avançado e do ataque, a verdade é que os problemas residem nestes sectores, sobretudo no ataque e, em particular, na posição de ponta de lança. Neste momento, parece que a definição do plantel não terá sido a melhor. O plantel continua muito curto, sobretudo porque uma das apostas, neste momento, é fracassada. Não gosto de individualizar as críticas, mas acho que se chegou a um ponto em que elas são necessárias e não há outra forma de pôr a questão. Não colocando em causa o profissionalismo do jogador, a verdade é que o Marinho não tem mostrado condições para ser uma mais-valia. Um golo em 12 jogos e, sobretudo, a falta de momentos positivos no decorrer dos jogos não deixa outra imagem se não a de uma escolha infeliz. Sabe-se da sua produtividade em outras épocas (pessoalmente, gostei de o ver a jogar pelo Rio Tinto aqui o ano passado), mas decorridos 12 jogos é complicado ver o pouco que apresenta: poucos lances ganha de cabeça; faz imensas faltas; apresenta pouca mobilidade...
.
Embora o pouco rendimento de um jogador, mormente naquela posição, seja muito relevante o mesmo não justifica tudo. A equipa, na sua globalidade e salvo honrosas excepções, tem estado mal. Pouco aguerrida, desconcentrada, pouco móvel e muito previsível. As poucas movimentações são sempre as mesmas ao longo do jogo. Não há capacidade de provocar desequilíbrios perante uma equipa que recue as suas linhas. Não se remata à baliza. Não se criam linhas de passe para o colega...
.
Já se sabe que o treinador é, em grande medida, responsável pela produção da sua equipa. Não é um trabalho fácil e o sucesso/insucesso de uma escolha (de plantel, táctica, substituição, etc.) é muitas vezes definido por pequenos pormenores e pela sorte. Feita esta ressalva, gostaria de dizer que a aposta no Marinho já não parece defensável. O facto de o Hugo não ter jogado a titular só se compreende por lesão, o que parece ter sido o caso. Até pela escassez de soluções, penso que o Paulo Eduardo deveria ter jogado a titular. A substituição não devia ter passado pela saída do Varela que tem mais vocação ofensiva que o Magalhães, por exemplo. Pormenores, mas pormenores que fazem toda a diferença. Em todo o caso, o treinador não pode jogar pelos que estão lá dentro.
.
Do pesadelo de ontem resta apenas uma nota positiva, aliás muito positiva. A estreia, penso eu, do defesa ainda júnior João Barros. Uma excelente atitude e exibição. Muito sereno, ainda que rápido nas decisões a tomar, muito seguro, sendo às vezes o último jogador da equipa. Um óptimo valor que, com o tempo e a experiência, dará cartas. E, além disso, é um rapaz da casa e é sempre muito bom ver os valores daqui chegarem à equipa sénior.
.
As críticas não devem significar menos apoio, mas sim exigência. Devemos todos continuar a apoiar e a acreditar. Pessoalmente, continuo a acreditar que isto não passa de um mau momento e que os jogadores e técnico, em conjunto, encontrarão a melhor solução para voltar às vitórias e ao caminho da subida. Agora, mais do que nunca, é preciso trabalho, atitude e inteligência para apagar a má imagem que o Pedras está a dar e recuperar o respeito dos adversários
.
Abraço a todos.

sábado, 28 de novembro de 2009

F. C. de PEDRAS RUBRAS - Rio de Moinhos (Antevisão)


Contra uma equipa que vem de 5 derrotas consecutivas, só resta ao nosso Pedras fazer o que lhe compete e ganhar os 3 pontos.


Espero que, amanhã, os sócios apareçam em bom número para apoiar a equipa.


Abraço.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Programa para o fim-de-semana e para o feriado (formação)




Obrigado, Paulo Alberto


O defesa Paulo Alberto deixou o F. C. de Pedras Rubras.

A direcção do F. C. de Pedras Rubras deseja agradecer o seu contributo e profissionalismo ao longo desta sua passagem pelo clube.

A título pessoal, gostaria de me associar a este agradecimento. Na minha opinião, e pelo que vi enquanto mero adepto, o Paulo Alberto era daqueles jogadores que deixava tudo o que tinha em campo. Demonstrava também um forte espírito de grupo, visível, por exemplo, nos constantes incentivos aos colegas. Desejo-lhe as maiores felicidades.

domingo, 22 de novembro de 2009

Valonguense 1 - F. C. PEDRAS RUBRAS 0

O nosso Pedras perdeu este Domingo com o Valonguense por uma bola a zero, num jogo em que a equipa acabou reduzida a nove elementos e em que, segundo me informaram, a arbitragem não terá sido das melhores. É a segunda derrota consecutiva e a primeira fora de casa, no que é o pior momento da época. A falta de sorte, as baixas importantes no plantel (por lesões e por atitudes irreflectidas que levam a expulsões), más arbitragens, mas também a falta de poder ofensivo e erros na defesa começam a deixar as suas marcas na classificação.
Grande parte da margem de erro que a equipa tinha já a desperdiçou, sobretudo nos jogos em casa. Não procurando desculpas exteriores, mas antes corrigindo os erros que se vêm cometendo, vamos mas é focar-nos no essencial: cada um dos jogadores dar mais um bocadinho em campo (se bem que alguns precisem mais do que outros) e assumir mais cada jogo de Domingo como uma final que é preciso ganhar. É assim a atitude das equipas vencedoras. Gosto deste grupo pela união que demonstra, pelo espírito combativo que já vem da época anterior e continuo a acreditar que vai ser bem sucedido.
Um último pedido, ainda que desnecessário porque sei que os jogadores querem o mesmo: marquem mais golos, porque 11 golos em 11 jogos é pouquinho meus amigos. Somos ainda a melhor defesa, mas somos apenas o 12.º melhor ataque ou, se quiserem, o pior 6.º (até o Vilarinho, sem desprimor para a equipa de Santo Tirso, tem mais golos). É preciso chegar mais gente à grande área para haver mais possibilidades de concretização, é preciso rematar mais.
Abraço e continuamos a acreditar.

domingo, 15 de novembro de 2009

F. C. de PEDRAS RUBRAS 1 (Varela) - Arcozelo 2


Um balde de água gelada foi o que todos os sócios do Pedras sentiram ontem.
.
Um breve resumo do jogo começa com a observação de que era muito difícil jogar futebol ontem, sobretudo nos primeiros 45 minutos. A chuva intensa não permitia muito mais do que pontapé para a frente e o poder físico era o argumento mais importante. Neste quadro, percebe-se que a natureza mais técnica e de futebol ligado da nossa equipa não a tenha deixado adaptar-se da melhor forma. De facto, o Arcozelo beneficiou de um ligeiro ascendente e das melhores oportunidades na primeira parte. Com um pouco de sorte em alguns lances defensivos, o Pedras Rubras conseguiu chegar ao golo quase em cima do intervalo. Na marcação de um livre, Ricardinho centrou bem para uma boa finalização do Varela. O intervalo chegava com a vantagem feliz do Pedras por 1-0.
.
Com uma ligeira melhoria do tempo na segunda parte, o Pedras entrou a controlar melhor o jogo. No entanto, e quando nada o fazia prever, um erro de marcação da nossa defesa permitiu ao Arcozelo chegar ao empate. Como é óbvio, o golo moralizou o Arcozelo e deixou um pouco intranquila a nossa equipa. Ainda assim, os jogadores partiram em busca de nova vantagem e quase a conseguiriam perto do fim, quando o Artur Alexandre falhou uma grande penalidade (só não falha quem não marca). Se esse foi um balde de água fria, o gelo ainda estava por chegar. No último lance do jogo, quando o Pedras estava naturalmente balanceado no ataque, quando contava com menos um jogador (expulsão do Luís), um rápido contra-ataque da equipa gaiense resultou no segundo golo.
.
Agora, uma análise mais pessoal sobre o jogo, válida como a de qualquer outro adepto:
.
1.º: Futebol é isto mesmo. Se na Lixa eles falharam um penalty e nós marcamos no fim do jogo; ontem, passou-se exactamente o contrário: falhou-se um penalty e eles marcaram já em período de descontos. Na Lixa tivemos a sorte do nosso lado; ontem, a sorte estava com o Arcozelo.
.
2.º: Mas a sorte é só um elemento do jogo. Quanto à atitude? A salva de palmas que os jogadores mereceram no final fala por si. Apesar da derrota, as pessoas perceberam que o tempo prejudicou a nossa equipa - e ontem não era tanto uma questão de saber adaptar-se ao terreno, ou seja, só se pode modificar a natureza técnica dos jogadores até certa medida -, que estes deram tudo o que tinham e, finalmente, que a sorte ontem esteve mais do lado do Arcozelo.
.
3.º: Custa-me fazer qualquer crítica tendo em conta todas as condicionantes que envolveram o jogo de ontem. Lesões, intempérie, expulsão, falhar grande penalidade..., mas parece-me que o sector mais avançado da equipa precisa de ser, senão reforçado, pelo menos repensado. Se há algo que está a falhar neste início de época, é sobretudo o sector ofensivo, algo que já vem da época passada. Os erros defensivos de ontem comprometeram, mas estruturalmente não tem sido nem me parece um problema. Acontecem e resolvem-se com um pouco mais de concentração.
.
4.º: Se há coisa que me incomoda é quando pessoas que defendem as mesmas cores - sejam sócios ou os próprios jogadores - começam a discutir entre si, em vez de direccionarem as suas energias no sentido positivo. E todos devem esforçar-se nesse sentido.
.
5.º Duas notas positivas:
a) para as exibições do Ricardinho e do Tó. Acho que foram duas belas exibições ontem. O Ricardinho muito solto e esforçado no meio-campo e o Tó sempre seguro na defesa.
b) saudar os adeptos que, não obstante as más condições que conhecemos, apareceram para creditar o seu apoio ao Pedras.
.
Ontem apenas se perderam 3 pontos, nada mais do que isso. A equipa continua a ter as mesmas virtudes que a fizeram chegar ao 1.º lugar por duas vezes e que a recolocará nessa posição no final.
.
Abraço a todos.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

FC. PEDRAS RUBRAS - Arcozelo (Antevisão)


Domingo temos mais um jogo em casa, desta feita frente ao Arcozelo. Espera-se uma equipa do Pedras Rubras a fazer valer a motivação da vitória na Lixa e o primeiro lugar no campeonato. Nesse sentido, pretende-se uma atitude de equipa que entra no jogo a fazer valer as suas qualidades e não à espera que o jogo se resolva por ele próprio. Pode-se lidar com o 1.º lugar de duas formas:

1) mostrando à equipa adversária o porquê dessa posição. Por outras palavras, se o jogo começa a correr bem para as nossas cores, o 1.º lugar potencia a descrença do adversário.

2) deixando o jogo correr a ritmo lento e fazendo a motivação da equipa adversária crescer ao longo dos minutos. Pontuar ou até ganhar na casa do 1.º classificado implica sempre uma motivação extra.

Falar é fácil. No campo é que é mais difícil. Mas o nível dessa dificuldade depende muito da atitude e vontade com que se entra em campo.
Resta-me dizer que a equipa merece contar com um forte apoio dos adeptos do Pedras este Domingo. Os adeptos influenciam decisivamente o que se passa dentro do campo. Nesse sentido, apareçam e façam-se ouvir. Assistir a um jogo de futebol não é como estar no teatro ou no cinema. É preciso vozes de apoio.

Abraço a todos.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Resultados da 9.ª Jornada


Lixa 0 - FC PEDRAS RUBRAS 1 (Luís)

O nosso Pedras obteve, ontem, três preciosos pontos na deslocação à Lixa. Foi uma vitória conquistada já em período de descontos com um bom remate do Luís, numa jogada de iniciativa do Tó. Após algumas falhas de finalização do Lixa, incluindo uma grande penalidade desperdiçada, o Pedras conseguiu uma vitória que o catapulta novamente para o 1.º lugar. Não há campeões sem a chamada estrelinha da sorte e, ontem, a equipa também teve isso.
.
Uma nota de destaque para o Tó. Mais do que as minhas palavras, deixo aqui um comentário de um adepto do Lixa: "No golo o central, inteligentemente, aproveita um desequilibrio no meio campo do Lixa e lança um contra-ataque como mandam as regras e pronto lá nos roubaram os 3 pontinhos que nos mantinham lá em cima".
Abraço.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Há 10 anos foi assim...




A última vez que o Pedras Rubras jogou com o Progresso foi exactamente na época em que subiu aos Nacionais, ou seja, no já distante ano de 1998. Na altura, e no velhinho Maria da Fonte, o resultado foi favorável às nossas cores por 2-0, golos de Oliveira e Samuel.


Trata-se de um bom prenúncio. Que se repita a vitória e, mais importante, que se repita a subida esta época, passados 10 anos.



Abraço.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Entrevista do Presidente Sousa e Silva

O presidente do nosso clube deu uma entrevista ao boletim "Um Olhar por Vila Nova da Telha" (N.º 11). Trata-se de uma entrevista muito interessante que aconselho todos os que gostam do Pedras Rubras a ler. Entre outros aspectos (como uma referência elogiosa do Presidente Pinto da Costa a propósito do nosso clube), trata-se de mais um testemunho da grande dedicação e amor que o Doutor Sousa e Silva sente pelo clube e que deve ser valorizado.

Transcrevo apenas o apelo que faz no fim da entrevista. Reflictam bem sobre estas palavras. Tenho a certeza que cada um de nós poderá fazer um bocadinho mais para atingir esses objectivos.

"Aos que gostam do futebol, apelava para que aparecessem, para ver os jogos. Não digo sempre, digo de vez em quando. Se todos forem de vez em quando, conseguimos ter a casa mais composta. Mas fundamentalmente, eu apelava às pessoas que, mesmo não gostando muito de futebol, têm alguma consciência bairrista e acham que devem "sustentar" este tipo de instituições desportivas por serem úteis à sociedade, para que se façam sócios. Estamos a falar de 5 euros por mês, se pagarem em duas vezes fica por 50 euros por ano, não é nada de extravagante, embora eu saiba que os tempos não estão fáceis. é que seria uma grande ajuda. Bastava-nos passar dos 700 sócios para os 2000 e teríamos uma vida tranquila e de certeza que se poderiam fazer outras coisas e ter mais jovens".

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Pré-Época (alguns resultados)

F. C. de Pedras Rubras 5 - Alfenense 0

Custóias 2 - F. C. de Pedras Rubras 2

Alijoense 2 - F. C. de Pedras Rubras 2

F. C. de Pedras Rubras 2 - Infesta 1

Pedrouços 2 - F. C. de Pedras Rubras 1

sábado, 25 de julho de 2009

Plantel Fechado


Marinho, ponta-de-lança ex-Rio Tinto, e Medeiros, ex-júnior do Senhora da Hora, são, em princípio, os dois últimos reforços para a época 2009/10. Novos reforços, só "se surgir uma oportunidade boa, em termos de qualidade/preço", diz Carlos Caetano, que esta época assumiu novas responsabilidades no clube.

No dia 1 de Agosto, arranca a pré-época. Nesse sábado, logo pela manhã, o grupo concentra-se no Estádio para os primeiros contactos. O primeiro treino será apenas dia 3, segunda, às 20:30. Quanto a jogos de preparação, temos dia 22, pelas 10:00, a recepção ao Infesta.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Comentário do Capitão Artur Alexandre à Época 2008/2009


"para encerrar a época gostava de deixar aki uma pekena mensagem:1º agradecer ao autor do blog ke ainda nao tive a possibilidade de conhecer a iniciativa do mesmo.mostra ke o clube esta vivo e é com as criticas e com os elogios ke nós jogadores crescemos e isso só faz bem.2º salientar e agradecer a kem nos acompanhou durante a época,diretores mais próximos(1º Sr.Ribeiro depois o hugo),presidente sempre cumpridor e de grande postura,adeptos poucos mas fieis e sempre com vontade de puxar pela ekipa.3ºtreinadores-tivemos 2 treinadores, para mim os 2 muito diferentes mas com grande vontade de vencer,1 com mais sorte ke o outro mas desde já agradeço aos 2 pelo ano de trabalho porke ker um ker outro tiveram uma conduta excelente e de grande profissionalismo.4ºao grupo(para mim o nosso melhor jogador), principalmente aos não muito utilizados, porke fizeram sempre um bom ambiente e conseguiram ser sempre ke necessitado boas opções.5ºnao keria deixar de dizer ke esta época acaba para mim e penso ke para todos com um grande sentimento de frustação visto ke penso ke tinhamos ekipa para muito mais,embora pense ke com o espírito de continuidade com ke se esta a preparar a nova época(com o Sr Caetano) o pedras tem grandes possibilidades de para o ano ser o principal candidato a subir de divisão e assumir isso com grande vontade.nao keria deixar de desejar muita sorte a todos os meus colegas e dizer novamente(porke já vos disse no ultimo jogo)ke foi um enorme prazer ser o capitão desta ekipa o ke para mim enkuanto jogador de futebol à já muitos anos me engrandeceu sobremaneira. sempre uma enorme postura e tentando sempre dignificar o futebol e os adeptos seja do nosso clube como dos adversários.o meu muito obrigado a todos e até para o ano(desportivo é claro)."


É com grande satisfação que publico este comentário do nosso capitão Artur Alexandre. Mais uma vez, dá-nos a honra de dar aqui voz ao grupo e com a mesma qualidade e personalidade que demonstra dentro do campo. Agradeço as palavras amigas, a compreensão relativamente aos objectivos deste espaço e, muito especialmente, o trabalho desenvolvido ao longo da época. É deste tipo de jogadores que fazem falta ao clube, que dignificam a camisola do primeiro ao último minuto.


Com efeito, ao longo da época 2008/2009, o Artur Alexandre foi um dos jogadores que mais destaquei pela positiva, mas esses elogios começaram logo no primeiro jogo que fez ao serviço das nossas cores. Logo aí vi um jogador com grande atitude e isso para mim é basilar. Deixo-lhe aqui alguns desses comentários que fui fazendo, em jeito de simples homenagem a um grande profissional, desejando-lhe as maiores felicidades.


Quanto à análise que faz, só queria destacar o sentimento de união vivido pelo grupo ao longo de toda a época, algo realmente fundamental para o sucesso de qualquer clube e cujo exemplo espero que perdure.


Janeiro de 2008: "Apesar da derrota, gostei da exibição do novo reforço Artur Alexandre. Apesar da idade não perdoar, Artur Alexandre fez uma exibição muito bem conseguida. Nota-se perfeitamente a sua experiência e qualidade no meio campo, com boa visão de jogo e voz de comando. Gostei também do espírito de sacrifício demonstrado e da atitude na discussão dos lances, entrando sempre determinado a cada bola dividida. Assim, penso ser um bom reforço para o meio-campo do Pedras. Desejo-lhe as maiores felicidades."


Março de 2008: "Muita maturidade e experiência no domínio do meio-campo."


Julho de 2009: "Em todo o caso, devo deixar uma nota de apreço relativamente ao Artur Alexandre, cujo trabalho foi muito positivo."


Novembro de 2008: "Uma palavra de apreço pelo trabalho do Artur Alexandre. É certo que às vezes falha passes, mas só os falha porque chama a si as rédeas do jogo e tenta tomar a iniciativa. Frequentemente, foi o único jogador que abria linhas de passe e que tentava jogar futebol sem receio de errar."


Dezembro de 2008: "Em termos individuais, tenho de destacar o Artur Alexandre (já não há palavras)".


Fevereiro de 2009: "Desde a sua chegada ao Pedras Rubras, o Artur Alexandre tem sido um exemplo de enorme profissionalismo e atitude. Para além da sua qualidade, reconhecida por todos (e como o seu percurso demonstra), é daqueles jogadores que deixa tudo em campo, honrando sempre o emblema que representa."


Abraço.


Nota: não se esqueçam de votar no melhor jogador do Pedras 2008/2009 e peço que o façam uma única vez no mesmo jogador, em consciência e não por amizades pessoais.

sábado, 30 de maio de 2009

Pedrouços 1 - PEDRAS RUBRAS 1

O F. C. de Pedras Rubras despediu-se da época 2008/2009 com um empate a uma bola na casa do Pedrouços, que assim se sagrou campeão e garantiu a subida directa à 3.ª Divisão Nacional.

A nossa equipa fez um bom jogo, demonstrando grande dignidade e personalidade. Aliás, outra coisa não seria de esperar deste grupo. Foi jogar cara a cara com o líder e, em alguns períodos do mesmo, demonstrou que a festa do Pedrouços podia ser precipitada. É certo que o Pedrouços desperdiçou uma grande penalidade no início da 2.ª parte, mas o Artur Alexandre também mandou uma bola ao poste. Destaque para o guarda-redes Menezes, por uma exibição muito segura, coroada pela defesa do penalty; do Luís, com mais um golo na conta pessoal; do Varela, etc.

Uma última nota, esta negativa, para a postura colaboracionista de um dos fiscais de linha, que estava mais virado para a festa do Pedrouços do que propriamente para fazer o seu trabalho.

Finda a época, convém abrir um período de reflexão e análise. Nesse sentido, e como já incitei, deixem comentários sobre a época 2008/2009 e não deixem de votar para o melhor jogador da mesma.
Abraço.